| | | | |

Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português

Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições de ensino superior (dado que “nem todas as instituições contactadas aceitaram participar”, pode ler-se no relatório) e com “taxas de resposta muito variáveis” (pois “nem todas as amostras são representativas” da dimensão das instituições correspondentes). Por isso, os resultados “apenas representam o comportamento de quem aceitou responder e não de toda a comunidade académica”.

[…]

De um modo global, verificou-se que o automóvel é o modo mais usado para as deslocações de casa para as instituições de ensino superior (IES), sendo a alternativa mais popular os transportes públicos. A maioria das viagens demoram menos de 30 minutos e uma parte considerável delas inferiores a 5 km, havendo oportunidade para serem substituídas por modos como a bicicleta. A maior parte das pessoas inquiridas não paga por estacionamento na sua universidade ou politécnico ou paga um valor mensal inferior a 10€.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *