Cicloturismo | evento | Nordeste | Paraíba | parceria
4º Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo está com inscrições abertas
Pré-inscrições abertas e chamada para trabalhos até 24/03/2023.
Em sua quarta edição, o Encontro para o Desenvolvimento do Cicloturismo (EDesC) discutirá a interface do cicloturismo com a economia criativa, especialmente no que diz respeito à bicicleta como ferramenta de desenvolvimento territorial e ao turismo como prática imersiva de diferentes experiências dentro de um destino. A perspectiva é promover o debate e a capacitação sobre as oportunidades de geração de renda e da criação de novos negócios relacionados ao cicloturismo, além da melhora da qualidade de vida da população residente de onde a atividade é implementada. Os painéis e oficinas serão conduzidos pelas seguintes pautas: turismo de base comunitária (TBC), turismo criativo, novas mídias e tecnologias associadas ao turismo e bicicleta, planejamento regional, planejamento urbano e planejamento ambiental.
A programação se dividirá em três dias: o primeiro, consistirá em uma série de painéis temáticos nos formatos de mesas redondas plenárias e rodadas de discussão; o segundo englobará oficinas e minicursos de formação e de construções colaborativas, além da tradicional Mostra Acadêmica com apresentação de trabalhos submetidos e aprovados previamente; e o terceiro dia será dedicado a uma imersão na cidade por meio de um passeio ciclístico em um dos roteiros estabelecidos pelo projeto Pedagogia Urbana (UFPB).
CHEGOU A VEZ DO NORDESTE!
A definição de João Pessoa (PB) como cidade anfitriã dá continuidade ao ciclo do EDesC de circular por todo o Brasil, estabelecendo um marco para o desenvolvimento do cicloturismo no Nordeste. Após suas primeiras edições em Niterói (2016) e no Rio de Janeiro (2018), o EDesC rumou para o Sul do país, em direção à Santa Catarina – estado onde se iniciou o processo de organização do cicloturismo brasileiro, nos anos 2000. Foi em Blumenau que o EDesC se consolidou nacionalmente, especialmente nas dinâmicas semipresenciais durante a pandemia, quando atingiu altos números de interações virtuais por todas as regiões do Brasil por meio de sessões no YouTube e no Google Meet. Esta edição, inclusive, já está sendo contemplada pelo Edital Nº 005/2022 da FAPESQ-PB, dada sua representatividade nacional.
Veja mais como participar em https://bit.ly/4edesc
______
Notícia enviada pelo Observatório do Cicloturismo em 14/02/2023.