Mortalidade | Saúde pública | Segurança viária | Sinistro fato
Além das mortes, os acidentes envolvendo ciclistas podem causar lesões irreversíveis, como ocorre com os motociclistas
A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia chama a atenção da população para os acidentes com ciclistas. Segundo estimativas não oficiais da organização, 500 ciclistas morrem em acidentes por ano no Brasil.
O médico Robson Esteves, secretário-geral da sociedade, diz que o número de vítimas deve ser mais elevado, uma vez que há subnotificação dos casos.
“Essa é uma estimativa da Sociedade Brasileira de Ortopedia, mas nós não temos ainda dados concretos nacionais que comprovem esse número. A gente acredita que o número de acidentes envolvendo ciclistas é relativamente alto. Isso nos preocupa muito devido à gravidade das lesões”, destaca o ortopedista.
Além das mortes, os acidentes envolvendo ciclistas podem causar lesões irreversíveis, como ocorre com os motociclistas.
“Se você imaginar uma colisão entre uma bicicleta e um carro, a energia do trauma dissipada no ciclista é muito grande e isso geralmente leva a traumas de extrema gravidade”, destacou. “Muitas vezes esses pacientes apresentam múltiplas fraturas no corpo, principalmente nas pernas, que funcionam como parachoque”, completou Robson, que destaca a importância do uso de equipamentos de segurança.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Itatiaia
- Data de publicação original: 11/08/2016
- Endereço: Clique para acessar