A exposição explora o universo da cultura da bicicleta no mundo, nesse momento tão importante de retomada das atividades depois da fase mais crítica da pandemia da covid-19. Diversos países implementaram novas ciclofaixas para permitir que as pessoas se desloquem em segurança, evitem a contaminação no transporte público lotado e a emissão de poluentes no meio ambiente pelos carros. A jornalista multimídia Denise Silveira espera trazer a pauta para o debate com a mostra e também disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU na realidade brasileira.
Cenas do cotidiano da bike como meio de transporte em várias cidades da Europa foram clicadas em suas viagens desde 2016. Uma delas foi financiada com vaquinha virtual, quando ela levou a Ciclovia Musical para a conferência global Velo-city 2019, na Irlanda. O trabalho de comunicação feito para a Ciclovia Musical rendeu matéria sobre o projeto no Jornal Nacional e reconhecimento internacional.
A Irlanda é cenário de algumas imagens como a bike parade da Velo-city num parque – e também cenas urbanas como um pai que leva a filha na garupa enquanto ela observa uma escultura de bicicleta na calçada. Em Dublin, Denise clicou a cantora Martn’ália, filha de Martinho da Vila, que é ciclista, e estava na Europa para cantar Vinícius de Moraes.
Na Bélgica, em 2018, Denise esteve no lugar que seria escolhido meses depois como um dos 100 que você não pode deixar de conhecer pela revista Time: Fietsen Door Het Water, a ciclovia dentro d’água de Bokrijk. Ao contrário de outras passarelas que seguem por cima de vias e rios, esta é submersa no lago e proporciona uma sensação diferente para ciclistas e pedestres. Na Trienal de Arte de Bruges, a baleia gigante feita de duas toneladas de lixo plástico retiradas do mar do Havaí e instalada dentro do canal, contracena com a arquitetura medieval e com as bicicletas das turistas que visitam as obras de arte.
“Não comecei esse trabalho pensando numa exposição. Ele foi surgindo a partir de cenas que fotografei na Alemanha, em 2016, e que não necessariamente eu estava clicando bicicletas, mas elas apareciam no quadro. A ideia do trabalho é aproximar as pessoas de uma realidade onde a bicicleta está fortemente inserida no cotidiano” diz Denise.
Em São Paulo, Denise clicou o ciclista Brian Kodama dentro do metrô, no momento em que ele levava sua bike no vagão e passava embaixo da exposição #OcupaçãoBicicleta, que ela realizou nas galerias da Via Quatro no início deste ano, com apoio da Farah Service, que administra a Ciclovia do Rio Pinheiros. E uma parada da Ciclovia Musical, o projeto que une bicicleta e concertos de música instrumental, no Museu do Ipiranga.
Denise, 53, trabalhou por 30 anos nas principais emissoras de TV do Brasil. Recentemente colaborou como editora de texto e imagens na Band Jornalismo e recebeu 6 prêmios nacionais e internacionais, entre eles melhor direção, pelo curta “Alma de Bicicleta”. Colabora também com o Portal Mobilize e Ciclovia Musical, recebeu Menção Honrosa no Mobifilm 2018 pelo curta do projeto que une roteiros de bicicleta com paradas para concertos de música instrumental.
A jornalista passou a se interessar pela mobilidade sustentável e acessibilidade quando, em 2013, ficou 8 meses sem andar por causa de problemas nos joelhos. Quando se recuperou, começou a usar a bicicleta para evitar os degraus dos ônibus, principalmente para ir aos ensaios do Coral da USP Sestina, onde canta como soprano.
Bicicleta, Identidade Cultural
De: Denise Silveira
Curadoria: Marcos Alves
Dedicada a Jeroen Raedschelders (in memorian).
Dedicada ao casal Mathi e Chris Raedschelders.
Apoio em Londres: London London Guia
ATENÇÃO: seguindo todos os protocolos da OMS para a prevenção da Covid-19, a visitação será feita SOMENTE com horário agendado. A quantidade de pessoas será reduzida e pode variar conforme as normas da Vigilância Sanitária. Ainda em fase de transição, é obrigatório o uso de máscaras no local, assim como a utilização de álcool em gel.
Como agendar?
Para fazer o agendamento, inscreva-se ao lado ou clique aqui. E para garantir a segurança de visitantes e colaboradores, é obrigatório que todos os visitantes preencham o formulário de visitação. Não haverá bilheteria no local, apenas com agendamento prévio.
Para baixar o protocolo completo, clique aqui.
Confira nossa programação online!
Acesse nosso site e descubra shows, palestras, encontros e demais eventos online nas áreas de cultura, empreendedorismo, longevidade e inovação, entre outros.