Bicicultura 2021 – Festival Online

Data do início do evento

26/10/2021

Data do final do evento

30/10/2021

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Palavra chave 1

Bicicultura

Palavra chave 2

Mudança cultural

Palavra chave 3

UCB

Descrição

O Bicicultura – Encontro Brasileiro de Cicloativismo e Mobilidade por Bicicleta, realizado anualmente pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, ocorrerá em formato online em 2021.

Ainda não é como a gente gosta (com aglomeração, abraços, corpo a corpo), mas está forte e diverso, como deve ser.

Este ano o Bicicultura ganhou cara de Festival. Foi construído coletivamente com muito carinho, alegria e cuidado, e servirá de inspiração para em breve nos encontrarmos presencialmente em Belém (2023) e Florianópolis (2024).

Com muita satisfação, convidamos todes para acompanhar, participar e prestigiar o Festival Bicicultura 2021.

Será entre os dias 26 e 30 de outubro. Confira a nossa programação, ative as notificações no canal da UCB no YouTube, anota na agenda, faz um “xis” na mão, mas não perde a data.

E fica de olho nas redes sociais para conhecer um pouco mais sobre as pessoas convidadas e os temas de cada dia.

Vamos celebrar juntes este festival. Vem girar a roda da cultura da bicicleta com a gente.

Clique aqui para saber mais sobre a série de eventos Bicicultura e conhecer as edições anteriores.

.
.
.

26/10 – Terça-feira – 19h30

Na mesa de abertura do Festival, o debate acontecerá na perspectiva dos territórios, cidade e infância.

Nossa mediadora Ruth Costa, diretora administrativa da UCB, facilitará este papo com as pessoas convidadas:

  • Aspásia Mariana (Ciclovida – Fortaleza/CE) – artista interdisciplinar com atuação transversal em diferentes linguagens. Trabalha com Designer, Desenvolvimento [Front End], Ilustração e Fotografia. Comunicadora Popular na CCA – Ceará [ Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária ] e Centro de Formação, Pesquisa e Capacitação Frei Humberto. Atua no acompanhamento das ações (visitas de campo, intercâmbios, atividades dos projetos) e produção de notícias; experiências de ação com comunicação popular, fotografia, edição de vídeo e conteúdo para rede social; gerenciamento de redes sociais e site; criação de materiais de comunicação (design e produção gráfica). Integra a Ciclovida Fortaleza e é associada da UCB.
  • Angela Gemaque (Coletivo Jandyras – Belém/PA) – Formada em Ciências Sociais, trabalha no IBGE e faz parte do Coletivo Canteiros Verdes, Cidade Viva (Instagram: @canteirosverdes.cidadeviva), uma organização fundada em 2018, que reúne moradores de Belém decididos a inspirar novas relações com o verde urbano. Essa caminhada sua perspectiva de que as cidades precisam se transformar para acolher cada vez mais a natureza e as pessoas, em especial as crianças, que em sua diversidade de situações são aquelas que mais recebem os impactos de uma crise climática que vem se agravando em ritmo acelerado. Participa da Rede Jandyras (Instagram: @redejandyras), um grupo de articuladoras ambientais que nesse momento propõe uma agenda climática para a cidade de Belém, aprofundando este olhar sobre as mudanças necessárias e o papel da sociedade civil organizada para fazê-las acontecer.
  • Jam Santana (Rede Afrociclo – Santo Amaro/BA): Poeta, bacharela em Humanidades, licencianda em Ciências Sociais, escritora colunista na Uol e pesquisadora na mobilidade ativa e territorialidade afrodescendente. Também co-fundadora da Rede de Mobilização Coletiva Afrociclo e integrante do Observatório da Mobilidade de Salvador. Atuante nos debates de mobilidade já palestrou em eventos nacionais e internacionais como; BR Cidades, Bicicultura, 100gurias100medo, Virada Sustentável, Velocity, Ciclomobilidade- Sesc entre muitos. Jam está sempre na ativa na construção de ações sociais no fomento da mobilidade ativa por cidades mais sustentáveis.
  • Dani Louzada: Cicloativista, Ativista do SUS em prol da Saúde Pública, Oncoativista e YouTuber do Canal Terminal Oficial. Que hoje luta contra um câncer cerebral.

Onde: https://bit.ly/biciculturaterca.

.
.
.

Quarta-feira – 27/10 – 19h30

Na segunda mesa do Festival Bicicultura Online 2021 , as temáticas do debate serão sobre a pandemia e emergências climáticas.
Nossa mediadora Maria Aline Gouveia, voluntária Bike Anjo, integrante das Bike Anjas de Campina Grande-PB, faz parte do Coletivo Novos Urbanos, e é Servidora Pública SecretariaSecretária da UFCG, conduzirá a conversa com as seguintes pessoas convidadas:
  • Micaela Valentim (Ame o Tucunduba – Belém/PA): Diretora Presidente da Ame o Tucunduba, Oceanógrafa e especialista em gestão de cidades e sustentabilidade. Acredita que o futuro da Amazônia só é possível a partir da amplificação das narrativas e potências locais. Atua com projetos conectados às agendas de justiça climática, saneamento básico e gênero. Junto com o grupo de mulheres paraenses co-fundou a Ame o Tucunduba (@ameotucunduba), uma organização que, partindo das águas amazônicas, convida pessoas a imaginarem outros futuros para as cidades.
  • Cintia Possas (Bici nos Planos CG – Campo Grande/MS): bióloga, professora, bike anja, cicloativista pelo Coletivo Bici nos Planos Campo Grande e mãe dos gêmeos Caíque e Cauê.
  • Felipe Alves (Diretor Financeiro UCB): Engenheiro civil, atuando com mobilidade sustentável desde 2012. Atual diretor financeiro da UCB, e coordenador do CicloMapa, uma plataforma de mapas cicloviários das cidades brasileiras.
    Quando: Quarta – 27/10

Onde: https://bit.ly/biciculturaquarta.

.
.
.

Quinta-feira – 28/10 – 19h30

Na terceira mesa do Festival Bicicultura Online 2021, o tema abordado será sobre segurança viária e gênero.
Nossa mediadora Vivian Garelli, mestre em antropologia pelo PPGA/UFF, pesquisadora das áreas de gênero e mobilidade, voluntária na Bike Anjo desde 2015 em Niterói, além de atualmente ser articuladora de mobilização da rede nacional e integrar o GT Gênero da UCB, convida para esta roda:
  • Rogério Rai (Pedala-se / São Paulo – SP): Estudante de história, idealizador do Pedale-se que atua na periferia de SP e coordenador do mesmo projeto;
  • Ray (EcoDelivery – Belém/PA) – Tem 20 anos, é uma pessoa não binária, faz o curso de enfermagem e trabalha no coletivo cicloentregadores EcoDelivery;
  • Tereza Rafaella (Membra GT Gênero da UCB): Ciclista, Pesquisadora, Professora da Rede Estadual de Educação Básica do Ceará. Doutoranda em Sociologia (PPGS/UECE). Cientista Social e Mestra em Sociologia (UFC). Membro do GT Gênero da UCB. Pesquisadora nas áreas de Sociologia e Antropologia Social, com foco em temas como Feminismos (Feminismos Latino-americanos), Ciberativismos, Ciclomobilidade (Cicloativismos Feministas contemporâneos). Dedicou-se à análise do movimento transnacional de ativismos feministas, através da Mobilidade Urbana por Bicicleta, na luta pelo direito à cidade sob uma perspectiva interseccional, dentro do contexto de cenas locais, translocais e virtuais;

Onde:  https://bit.ly/biciculturaquinta

.
.

Sexta-feira – 29/10 19h30

Nesta quarta mesa do Festival Bicicultura Online 2021 , as temáticas desta roda serão sobre mobilidade social e antirracista – a bicicleta promovendo justiça social.
.
Nossa mediadora Sheila Hempkemeyer, vive numa pequena porção de floresta atlântica, nomeada pelo Povo Guarani Mbya de Nhe’ẽry, no sul no Brasil. A partir deste território formou-se em Psicologia e Pedagogia, pós-graduada em Educação, pesquisadora do campo da educação, arte, cultura e cidade. Costureira, pedalante, ativista dos direitos socioambientais e direito à cidade, com ênfase no cicloativismo.
.
Nossas convidadas são:
  • Jô Pereira (Pedal na Quebrada e Ciclocidade – São Paulo / SP): Educadora Física, pós graduada em Arte Integrativa, profissional em Dança atuante no Núcleo Pé de Zamba, na Ouvindo Passos Cia de Dança e em trabalhos solos, desenvolvedora e pesquisadora em Mobilidade Urbana Ativa com enfoque em territórios periféricos, gênero, raça/etnia. Diretora-fundadora do Pedal na Quebrada, idealizadora e desenvolvedora dos Mapa Pedal Afetivo e Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa. Dir. Geral da Ciclocidade, escritora participante das publicações: Mobilidade Antirracista ( Fundação Rosa Luxemburgo, 2021) e Mulheres Negras Professoras de Ed. Física(CVR-2020);
  • Jaque David (Giro Preto – São Paulo / SP): Estrategista, pedalante, ativista e agogata. Filha da Cleusa, neta da Anésia e da Waldice, publicitária, especialista em Marketing (FGV) e em Fashion Marketing and Communication (IED), mestranda em Dirección y Admnistración de Empresas (Universidad de la Empresa), strategy leader na CUBOCC, integrante do agogô no bloco feminino afroafirmativo Ilú Obá de Min, pedalante no Giro Preto e cicloativista na Ciclocidade.
  • Luise Reis (Coordenadora do GT Gênero da UCB): Advogada e pesquisadora, coordenadora do GT GÊNERO DA UCB, bacharela em Direito pela Universidade Católica de Salvador, bacharela em Letras pela UFBA, Mestre em Linguística Aplicada (UFBA /Universidad de Deusto – Bilbao)

Onde:  https://bit.ly/biciculturasexta

.
.

Sábado – 30/10 – 10h0

Sábado Lúdico: na última mesa do Festival Bicicultura Online 2021, o foco será ter um papo atento com crianças de diversas localidades do país.

Nossa mediadora Ana Destri, mulher, mãe, cicloativista, professora de educação física da rede municipal de Florianópolis. Mentora e coordenadora do projeto Bicicleta na Escola. Diretora administrativa da AMOBICI, Associação Mobilidade por bicicleta e modos sustentáveis. Recentemente descobriu-se contadora de histórias.

Nossas pessoas convidadas para esta roda:

  • Caique e Cauê (Campo Grande – MS): cicloviajantes, gêmeos de oito anos, apaixonados por bichos e banhos de rio.;
  • Cloe Helena (Curitiba – PR): tem 8 anos, gosta de culinária, participa de bicicletadas desde que nasceu, vivenciou seus primeiros anos na Bicicletaria Cultural e sua programação cultural;
  • Melissa Noguchi (Belém – PA): paraense, amazônida, feminista, cicloativista, empresária, uma das idealizadoras do coletivo ParáCiclo e do Pedala, Mana!. É mãe de Ravi (6 anos) e Raul (2anos). Jornalista, especialista em Cidadania e Políticas Públicas;
  • Ravi Noguchi Rodrigues (Belém – PA): tem 6 anos é paraense e gosta de bicicleta. Avalia que a bicicleta tem uma importância para as crianças, porque criança precisa brincar;
  • Cauã e Iuri: Irmãos Maneirinhos (Brasília – DF): Iuri mora na Asa Norte, Brasília/DF, estuda na escola Alvacir Vite Rossi, bem pertinho de onde mora. Adora andar de bicicleta, de ler livros como Diário de um Banana e Harry Potter. Todo dia, desce e brinca em uma quadra em frente ao prédio onde mora, lá joga futebol com seu irmão Cauã, anda de skate (modelo com apenas duas rodas). Quando vai a algum lugar, geralmente vai de bicicleta com a sua família, cada um na sua ou em uma de 4 lugares, que a gente chama de “trenzinho”.

Onde: https://bit.ly/biciculturasabado

.
.

Sábado – 30/10 – 19h00

Para celebrar e comemorarmos em bom e velho estilo, vamos dançar, conversar e nos divertir sobre uma semana de trocas intensas do Festival Online Bicicultura 2021.

Quem colocará a gente para dançar será DJ Mendigão, DJ Mendigão: cicloativista, mendigo e DJ, achado em uma das esquinas das pontes do rio Capibaribe faz seu som baseado nas loas de maracatu e frevos dos carnavais de rua que animam suas pedaladas matinais, cicloviagens e confraternizações da Ameciclo.

Para participar: basta fazer sua inscrição no link abaixo que enviaremos o link da nossa festinha!

Onde: https://bit.ly/biciculturafestere

.
.