Benefícios | Coronavírus | mobilidade urbana
A escolha pelo meio de locomoção impacta toda a sociedade
No ano passado, o lockdown realizado pelas autoridades trouxe cenas de cinema para muitas cidades: em seus centros, onde milhões de pessoas caminhavam normalmente e os carros estavam por todos os lados, não havia (quase) ninguém. O reflexo não se deu só na economia, mas também no meio ambiente: seis cidades – Wuhan, Hong Kong, Kyoto, Milão, Seul e Xangai que decretaram estado de emergência no início de 2020 – tiveram 40% de redução na poluição do ar, segundo estudo da Universidade de Toronto.
Em muitos locais, paisagens que não eram mais observadas devido à poluição conseguiram ser vistas novamente. E esses benefícios também foram sentidos no Brasil: a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo apontou redução de 50% no monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio durante a quarentena mais restrita implantada no ano passado. Por óbvio, o isolamento social não é a solução deste problema, mas mostra o impacto do uso de veículos individuais nas cidades.
]Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/voce-mais-sustentavel/mobilidade-sustentavel-impacta-a-sociedade/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.]
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Gazeta do Povo
- Data de publicação original: 31/05/2021
- Endereço: Clique para acessar