UCB – União de Ciclistas do Brasil

A UCB – União de Ciclistas do Brasil é a instituição que criou e mantém o Observatório da Bicicleta.

A UCB foi criada em 24/11/2007 e congrega instituições formais e informais de ciclistas e de outros ramos sociais, pessoas físicas e empresas privadas interessadas em promover o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais.

A UCB tem por missão “contribuir nas pautas nacionais que dizem respeito a mobilidade por bicicleta através da incidência política e tornar-se referência nacional como entidade representativa da sociedade civil, congregando, articulando e mobilizando as iniciativas locais e com os demais setores sociais de âmbito nacional”.

A UCB atua através de Grupos de Trabalho, cuja produção está em integração constante com o Observatório da Bicicleta.

Conheça o funcionamento, atividades desenvolvidas e outras informações sobre a UCB no seu sítio eletrônico.


Conteúdo sobre UCB – União de Ciclistas do Brasil no ObservaBici

O tema UCB consta em Publicações e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Dia Mundial da Bicicleta 2022: compilação de eventos, notícias e repercussão

Eventos de 2022 Em 2022 foram registrados os seguintes eventos, manifestações e aproveitamentos gerais da data: Lançamento do FMB11 – Fórum Mundial da Bicicleta: 03/06/2022 – Manizales/Colômbia Niterói & Bicicleta & Troca de Ideia: 02/06/2022 continue lendo…

Leia mais

Avalie o Observatório da Bicicleta – Edição 2022

Passados 27 meses desde o lançamento, Observatório da Bicicleta, uma iniciativa da UCB – União de Ciclistas do Brasil, abre seu segundo processo de avaliação pelos seus usuários/as e colaboradores/as, que são convidadas/os a apresentarem continue lendo…

Leia mais

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro pede redução do limite de velocidade em vias urbanas Fonte: Agência Câmara de Notícias

Participantes de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da Câmara dos Deputados pediram nesta terça-feira (3) a redução do limite de velocidade das vias urbanas. Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) continue lendo…

Leia mais

Ciclismo como meio de transporte é desafio em Belém

Bem-estar físico e mental, impacto positivo no meio ambiente e saúde financeira: os benefícios de adotar a bicicleta como meio de transporte são vários. Mas a vontade de pedalar, muitas vezes, esbarra em obstáculos, como a falta de infraestrutura continue lendo…

Leia mais

Inscreva seu trabalho no Bicicultura Belém 2022

Debater sobre bicicleta, seus benefícios e desafios nos move na direção do futuro, futuro que queremos pra já! Urgentemente. A mitigação de crises no transporte público, emergências climáticas, educação, direito à cidade, saúde … todas continue lendo…

Leia mais

Critérios inadequados nas definições dos desenhos cicloviários

Por Cristiano Scarpelli. Em estudo anterior (1) foi possível constatar a adesão de apenas 2% dos ciclistas (que registraram suas atividades no aplicativo Strava) a um trecho de rota cicloviária desenhada em julho de 2020 pela continue lendo…

Leia mais

UCB recebe dois “Selos do Programa Bicicleta Brasil” do Ministério do Desenvolvimento Regional

A União de Ciclistas do Brasil recebeu, em 15 de fevereiro deste ano, dois Selos do Programa Bicicleta Brasil concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O primeiro selo foi em função dos Programas, Projetos e continue lendo…

Leia mais

Manual de Sinalização Cicloviária vai padronizar vias para bikes em todo o Brasil

Está em consulta pública, desde o começo do mês de junho, o Volume VIII da série Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, que trata da Sinalização Cicloviária. A iniciativa é do Contran (Conselho Nacional de continue lendo…

Leia mais

Pedaleira – Notícias do Observatório da Bicicleta – Exibido em 23/03/2022

O programa Pedaleira traz as principais notícias do Observatório da Bicicleta, com Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum. O programa tem apoio da Bicicletaria Cultural e do Ciclo Iguaçu.  

Leia mais

Como o Brasil pode parar de matar ciclistas? 8 especialistas opinam

Em fevereiro deste ano, o Brasil se chocou ao saber da morte de Claudemir Cauê dos Santos Queiroz, ciclista de 17 anos que morreu após ser atropelado por um carro em São Paulo. Depois da continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 20