Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Compartilhamento de bicicletas reduz poluição no Reino Unido

Programas de compartilhamento de bicicletas estão fazendo que cada usuário deixe de produzir 1 kg de gás carbônico por semana. Um estudo coletou dados de 39 programas de compartilhamento de bicicletas no Reino Unido e comprovou a continue lendo…

Leia mais

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Em termos de energia, os carros estão longe de ser a opção mais inteligente. No ano passado, o automóvel mais vendido no Brasil foi o Fiat Strada. Com uma pessoa a bordo dessa picape, são continue lendo…

Leia mais

Agência Internacional de Energia (AIE) aponta o incentivo ao uso bicicletas como uma das formas de reduzir o consumo de petróleo

Devido à crise energética, em decorrência da invasão russa à Ucrânia, a AIE lançou um plano de dez medidas emergenciais para diminuir o uso global de petróleo. Estima-se que, se adotadas, a demanda reduzirá o continue lendo…

Leia mais

Com tradição de pesquisas em Cicloturismo, UFF abre inscrições para o mestrado em Turismo

Até 13 de abril estão abertas as inscrições para as provas de seleção para a Turma de 2022 do curso de Mestrado Acadêmico em Turismo do Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal Fluminense, continue lendo…

Leia mais

Milão implantará “Super-Ciclovia” que cobrirá toda cidade até 2035

Como parte da política de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte, o Conselho Metropolitano de Milão aprovou seu projeto Biciplan “Cambio”, um novo sistema que introduz corredores chamados “superciclo” por toda a cidade. continue lendo…

Leia mais

Milão vai construir 750 km de ciclovias ligando 80% da cidade

A cidade de Milão se comprometeu de formal oficial e pública a construir 750 quilômetros de ciclovias até 2035. O anúncio faz parte de um plano do município para tornar a bicicleta a forma de transporte continue lendo…

Leia mais

A importância do Distrito de Baixa Emissão e do Ciclo Rotas no contexto da pandemia

A mudança do clima não é um assunto novo, mas com o passar dos anos o tema está cada vez mais urgente. Modificações capazes de desacelerar esse processo são o alvo de discussões recorrentes. No continue lendo…

Leia mais

Movimento Pelo Clima reúne ciclistas em comunidade rural de Alta Floresta

Em uma ação para conscientização da importância da agricultura familiar agroecológica e local contra a crise climática no dia 14 de novembro, cerca de 100 ciclistas de Alta Floresta, munícipio da região norte de Mato continue lendo…

Leia mais

COP26 ignorou bicicletas e apontou carro elétrico como única solução

Apesar de ter como objetivo a criação de estratégias para reduzir emissões de carbono, as discussões da COP26 ignoraram completamente o incentivo ao uso da bicicleta e até mesmo de transportes coletivos. Por mais absurdo continue lendo…

Leia mais

Qual o impacto de ter um carro para o aquecimento global?

Sair pelas manhãs em uma grande cidade envolve a quase certeza de se deparar com um mar de veículos nas ruas. Além de provocar trânsito, a maioria dos automóveis no Brasil é movida a combustíveis continue lendo…

Leia mais
1 6 7 8 9 10 16