Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

A prepotência das carreatas e motociatas

Por Felipe Alves Com a proximidade do segundo turno das eleições, e as campanhas se intensificando cada vez mais, o número de eventos nas ruas das cidades do país é enorme, e é seguro dizer continue lendo…

Leia mais

Números mostram como a bicicleta é grande aliada do ambiente

Estudo na na revista Communications Earth and Environment revela em números como as bikes ajudam na crise climática.  Se todos viajassem de bicicleta todos os dias, o mundo poderia reduzir as emissões de dióxido de continue lendo…

Leia mais

Reduzir velocidade e fomentar bicicletas para poupar combustível

Portugal é, atualmente, o segundo país da Europa que mais utiliza automóveis particulares. E, num momento em que os combustíveis fósseis são escassos e que é necessário poupar energia, a Associação pela Mobilidade Urbana em continue lendo…

Leia mais

Conheça 1ª ciclovia da América Latina feita de plástico reciclado retirado do oceano

Quase uma tonelada de lixo plástico retirado do oceano. Essa é a matéria-prima da ciclovia do Bosque de Chapultepec, parque da Cidade do México que é considerado uma das maiores áreas verdes do mundo e continue lendo…

Leia mais

Movimentos de mobilidade a pé e por bicicleta pedem proteção à Amazônia e o fim do desmatamento

Campanha “Amazônia Passa Aqui” promove expedições em circuitos urbanos nas 7 capitais do sul e sudeste para estimular a reflexão sobre a importância da floresta e dos povos tradicionais para as grandes cidades Em meio continue lendo…

Leia mais

Lei do escapamento inclui bicicleta motorizada

A criação da lei municipal que pretende coibir o uso de escapamentos barulhentos pelas ruas de Votorantimrepercutiu entre a população. O vereador Rogério Lima (PP), autor da proposta, afirma que recebeu diversas manifestações de apoio. continue lendo…

Leia mais

Uso diário de bicicleta reduziria emissões de CO2 em 700 milhões de toneladas por ano

O setor de transporte – e especialmente os carros – é responsável por um quarto das atuais emissões de gases de efeito estufa, e a demanda mundial por transporte deve triplicar até meados do século. continue lendo…

Leia mais

A bicicleta e a Agenda 2030

A Agenda 2030 é um dos desdobramentos da ECO-92. Esse novo plano de ação recalibra os anteriores e surge em 2015 “pelas mãos” de 193 Estado-membros da ONU, com a missão de, através de 17 continue lendo…

Leia mais

Um dia por semana sem carros poupa 3% a 5% de combustíveis em meio urbano

A propósito do Dia Mundial Sem Carros, e também Dia Europeu sem Carros, que esta quinta-feira se assinala, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, a associação diz que continue lendo…

Leia mais

Mobilidade: bicicleta é dez vezes mais eficaz do que o carro elétrico

A nível global, apenas um em cada 50 novos carros eram totalmente elétricos em 2020. Mas mesmo que todos os automóveis fossem elétricos agora, ainda iria demorar 15 a 20 anos a substituir a frota continue lendo…

Leia mais
1 4 5 6 7 8 16