Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

Bicicleta de carga a energia solar já está em uso e tem 100 km de alcance

A Ikea é uma das maiores lojas de móveis e utilidades domésticas da Europa. Assim como qualquer empresa atenta ao consumidor moderno, encara todos os desafios para oferecer entregas com zero emissões. A gigante sueca está buscando continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta continuou fora do radar dos governos na COP27

Apesar de sua evidente importância para a redução das emissões de carbono, os transportes ativos não foram sequer mencionados nos eventos principais da COP27. A 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) continue lendo…

Leia mais

Carta à COP 27 pede estímulos à mobilidade ativa

Mais investimentos e mudanças nas leis de trânsito para ciclistas e pedestres. São estas as reivindicações de uma coalizão global em carta à COP 27, a 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas. continue lendo…

Leia mais

Caminhada o ciclismo devem desempenhar um papel maior na descarbonização do transporte, de acordo com mais de 400 organizações

Viagens ativas continuam com baixa prioridade e subfinanciadas no mix de transporte e mobilidade  Mais de 400 organizações de 73 países assinaram a Carta Aberta da PATH (Partnership for Active Travel and Health – Parceria continue lendo…

Leia mais

Holanda defende a mobilidade ativa na COP 27

A ministra do Meio Ambiente da Holanda, Vivianne Heijnen,  fez uma forte defesa da mobilidade ativa, a pé e por bicicleta, no evento paralelo “Mudança de marcha: acelerar a mobilidade ativa para as gerações futuras”, continue lendo…

Leia mais

Bike, paisagem e preservação

Por Paulo Gustavo Sehn. É perceptível a crescente no uso da bicicleta – não só no Vale do Taquari, mas a nível mundial. As cidades estão aproveitando este momento para planejar espaços para esta modalidade. continue lendo…

Leia mais

Qual é a relação da mobilidade sustentável com a redução da poluição sonora?.

Você sabia que as ações relacionadas à mobilidade sustentável podem estar ligadas não somente às questões de trânsito e mobilidade urbana, mas, também à qualidade de vida das pessoas, como por exemplo, a diminuição da continue lendo…

Leia mais

COP27: Organizações pedem mais investimento na mobilidade pedonal e em bicicleta para alcançar metas climáticas

A MUBi é uma das já mais de cem organizações de todo o mundo que, por ocasião da Conferência do Clima COP27, pedem aos Governos e cidades que invistam mais nos modos ativos de deslocação continue lendo…

Leia mais

Sabe aquela carroça que ocupa a ciclovia?

Em 2011 e 2014, logo que as ciclovias começaram a ocupar as ruas de São Paulo, os ciclistas começaram a notar que as novas faixas para bicicletas também estavam sendo usadas por cadeirantes, pedestres e continue lendo…

Leia mais

Carta à COP 27 defende mais apoio a pedestres e ciclistas

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP27 começou ontem em Sharm El Sheikh, Egito, lançando duas semanas de negociações para cumprir os objetivos da Convenção do Clima e do Acordo de Paris. Espera-se continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 16