Sustentabilidade

A sustentabilidade (forma de desenvolvimento que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem suas próprias necessidades) é um princípio ao qual a bicicleta está, indiscutivelmente, vinculado.

Os impactos ambientais causados pela bicicleta, em toda sua cadeia produtiva e ao longo de sua vida útil, são mínimos, motivo pelo qual diversos setores da sociedade produzem conhecimento e constroem projetos pela sua consolidação no sistema de mobilidade urbana.


CONTEÚDO SOBRE SUSTENTABILIDADE NO OBSERVABICI

O tema Sustentabilidade consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE SUSTENTABILIDADE

INSIRA SUSTENTABILIDADE

Notícias relacionadas

O papel das bicicletas na luta contra mudanças climáticas

Um novo estudo científico mostrou que o ciclismo pode reduzir um quinto do total atual de emissões de dióxido de carbono (CO2) por carros. Na pesquisa, os especialistas reuniram dados do uso de bikes de continue lendo…

Leia mais

Usar bicicleta em trajeto diário reduziria grandes emissões de CO2, indica novo estudo

Se todos andassem de bicicleta todos os dias, o mundo poderia reduzir as emissões de dióxido de carbono em quase 700 milhões de toneladas por ano, o equivalente às emissões anuais do Canadá, de acordo continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta pode reduzir emissões de CO2 em 18% em São Paulo

O uso da bicicleta na cidade de São Paulo poderia reduzir em até 18% as emissões de CO2 da região se fosse atingido o potencial ciclável – ou seja, se parte dos deslocamentos feitos por continue lendo…

Leia mais

Idec lança a coalização Triplo Zero

Na próxima terça-feira (28), às 19h, será feito o lançamento da Coalizão Mobilidade Triplo Zero*. Triplo no caso quer dizer “zero tarifa, zero emissões de poluentes e zero mortes no trânsito”. Esta é a palavra continue lendo…

Leia mais

Pedalando pelo mundo: ciclistas apostam na força do pedal para inspirar mudanças pró-clima

Desde que a preocupação com o meio ambiente ficou sob holofotes do mundo, um meio de transporte ganhou notoriedade: as bicicletas. Ecológicas e economicamente acessíveis, elas se tornaram símbolo de resistência e mobilidade sustentável. Não continue lendo…

Leia mais

Em podcast e revista, projeto aborda relação entre deslocamento das mulheres nas cidades e combate à crise climática

Modo de vida urbano atual centrado nos veículos agrava a crise climática. Com o agravamento das mudanças climáticas no mundo, os temas socioambientais entraram em evidência nos últimos anos. Em novembro, mais de 400 organizações continue lendo…

Leia mais

Como diminuir os impactos da poluição do ar na rotina de ciclistas?

O público que recorre às bicicletas para se locomover encontra na prática não apenas uma forma de manter a atividade física em dia, mas também de contribuir com a redução da emissão de poluentes na continue lendo…

Leia mais

Bicicleta movida a hidrogênio é lançada na China

Carros movidos a hidrogênio ainda são uma raridade no mercado, já que tal tecnologia ainda é razoavelmente complexa e cara, tanto que temos pouquíssimos modelos no mercado, sendo o Toyota Mirai o mais popular. Agora, continue lendo…

Leia mais

Grande Curitiba tem circuitos de cicloturismo que aliam lazer, história, sustentabilidade e saúde

“Corpo ao vento, pensamento solto pelo ar, pra isso acontecer basta você me pedalar.” Assim como na canção A Bicicleta de Toquinho, a prática esportiva e o lazer sob duas rodas são um convite à contemplação e continue lendo…

Leia mais

Sensor de baixo custo ajuda a estimar carga de poluentes inalada por ciclistas

Engenheiro ambiental desenvolve protótipo de dispositivo e propõe a criação de uma rede para medir quando e onde pedalar de maneira a diminuir os riscos ao sistema respiratório Pedalar nas grandes cidades inalando a fumaça continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 16