Relatórios de pesquisa

Pesquisas e os consequentes relatórios de pesquisa (publicações que apresentam, resumida ou completamente, o resultado de pesquisas, investigações, estudos e levantamentos de diversos tipos) abrangem várias áreas relacionadas com a ciclomobilidade e são produzidos pela academia, sociedade civil e poder público.


RELATÓRIOS DE PESQUISA NO OBSERVABICI

Relatórios de pesquisa constam como Publicações no Acervo e referências a eles constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE RELATÓRIOS
DE PESQUISA

INSIRA RELATÓRIOS
DE PESQUISA

Notícias relacionadas

Estado de SP registra quase uma morte de ciclista por dia em 2022, aponta levantamento

De acordo com os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), 357 ciclistas perderam a vida no estado no ano passado, o que representa quase uma morte por dia.Em 2021, foram continue lendo…

Leia mais

Porque é que nunca esquecemos como andar de bicicleta?

As experiências de vida e os factos “são um tipo de memória”. Andar de bicicleta é outro: “é uma habilidade, ou um padrão de movimento aprendido a que os neurologistas se referem como ‘memória processual’, continue lendo…

Leia mais

Divulgado primeiro estudo sobre mobilidade sustentável no ensino superior português

Este estudo pretende ser um registo bianual das escolhas de mobilidade no contexto universitário e politécnico, tendo, nesta primeira tentativa, havido uma falha ao nível da amostragem. O trabalho envolveu um número limitado de instituições continue lendo…

Leia mais

No Brasil, proporção de mulheres pedalando com bicicletas compartilhadas é seis vezes maior que entre ciclistas em geral

Com o grande crescimento do uso das bicicletas nas cidades, a Tembici reuniu  em um grande estudo informações sobre bicicletas compartilhadas, bem como os impactos sociais e ambientais envolvidos nesses sistemas. Com aproximadamente 5.700 respondentes, continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana das mulheres e o papel da bicicleta compartilhada

Por Marina Pereira S. G. da Silva. Falar da mobilidade das mulheres é falar sobre um olhar atento às diferenças. Para isso é importante partir de duas questões. A primeira, é o fato de que continue lendo…

Leia mais

Proletários ao pedal: entregadores na bicicleta e no triciclo em estabelecimentos comerciais e em plataformas digitais

Por Anderson Esteves e Marcelo Phintener. No que diz respeito à sistematização dos indicadores acerca da situação ocupacional dos trabalhadores em estudo (como posição na ocupação, grupamentos de atividade econômica, rendimento, qualificação, idade, sexo, cor/raça continue lendo…

Leia mais

Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito

A publicação “Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito” é de autoria do Instituto Multiplicidade e da União de Ciclistas do Brasil e está disponível para download continue lendo…

Leia mais

Já sabemos para onde vão as 28.000 bicicletas roubadas por ano em Amesterdã

Há muitas questões para as quais as respostas parecem imperfeitas. “Para onde vão os guarda-chuvas?”, por exemplo, é uma das comuns perguntas para as quais raramente encontramos solução. No entanto, se vivermos em Amesterdão (Países continue lendo…

Leia mais

Estudo inédito traça o perfil das OSCs criadas em 120 anos no Brasil

Pesquisa inédita do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), publicada nesta segunda-feira (13) apresenta um levantamento que abrange o universo das mais de 1 milhão de organizações da sociedade civil (OSCs) formalmente criadas em um continue lendo…

Leia mais

Andar de bicicleta ajuda no desenvolvimento infantil, diz estudo

Andar de bicicleta pode ser muito mais do que uma atividade divertida e saudável para crianças. De acordo com um recente estudo da Universidade de São Paulo (USP), a bicicleta pode ser uma ferramenta valiosa continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 5 6 21