Projetos e atividades vinculadas

O Observatório da Bicicleta, para o alcance dos seus objetivos, além de reunir informações produzidas alhures, busca identificar lacunas de conhecimento e aproveitar oportunidades para o desenvolvimento de atividades próprias de pesquisa, criação de metodologias, sensibilização e de outros tipos pertinentes.


Projetos em desenvolvimento pelo ObservaBici

  • Campanha MROSC no Cicloativismo: projeto aprovado pelo Edital Fundo OSC 05.2021 da Plataforma MROSC, visa conhecer a situação, produzir conhecimento e assessorar organizações cicloativistas a incidirem a favor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade civil em seus municípios e estados
  • Campanha Petição Sinistros de Trânsito: levantamento de informações e formulação de petição para a substituição do termo “acidente” por “sinistro” de trânsito no âmbito da administração pública, em atendimento à norma NBR 10697/2020 da ABNT
  • Análise de dados do Strava Metro: pesquisa, análise, criação de metodologia e geração de conhecimento sobre os dados de deslocamento de ciclistas obtidos dos utilizadores do aplicativo de treino Strava

Conteúdo sobre projetos no ObservaBici

O tema projetos (desenvolvidos pelo ObservaBici, pela UCB ou outras organizações cicloativisstas) consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

ObservaBici lança Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade

A Agenda da Ciclomobilidade do Observatório da Bicicleta, uma ferramenta aberta e colaborativa, converteu-se, através de novas funcionalidades, em um Banco de Dados de Eventos de Ciclomobilidade. Como consequência, mesmo eventos já realizados podem ser continue lendo…

Leia mais

Grupo de ciclistas dá nova vida às bicicletas da Uber que iriam para a sucata

Em Maio deste ano, notícias na imprensa internacional davam conta de que a Uber iria enviar para a sucata dezenas de milhares de bicicletas eléctricas Jump – marca que criou para entrar numa nova área continue lendo…

Leia mais

Ciclistas enfrentam dificuldades para utilizar vias exclusivas

Lixos, entulhos, pedestres e carros. Esses são alguns dos obstáculos que os ciclistas têm que desviar durante a utilização das vias exclusivas para bicicletas. O espaço dedicado àqueles que preferem circular pela cidade ao ar continue lendo…

Leia mais

ONG homenageia ciclistas mortos em ruas do DF com ‘ghost bikes’

A ONG Rodas da Paz fará uma homenagem a ciclistas vítimas de acidentes fatais no Distrito Federal, neste domingo (18). A ação é em memória aos ciclistas Ricardo Aragão, Francisco de Sales e Maurício da Cruz (veja horários abaixo). Raphael Barros Dorneles, continue lendo…

Leia mais

Ciclistas lançam Carta de Mobilidade Sustentável para ser entregue a candidatos a prefeito e vereador no Recife

Uma Carta de Mobilidade Sustentável foi lançada neste domingo (18), no Recife, por associações de ciclistas, pontuando prioridades que esperam ver colocadas em prática pelos futuros prefeito e vereadores da capital pernambucana, escolhidos nas Eleições 2020. O continue lendo…

Leia mais

Entidades lançam campanha para pautar a mobilidade sustentável nas eleições

São Paulo – Entidades e especialistas em mobilidade urbana estão cobrando de candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores diretrizes e maiores investimentos em infraestrutura para o transporte coletivo e para os cidadãos que continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem respeito no trânsito, em São Gonçalo

Um grupo de ciclistas realizou, na manhã deste domingo (18), um ato para conscientizar os motoristas sobre o respeito à lei de trânsito que recomenda uma distância mínima de 1,5m deles. A ação aconteceu na continue lendo…

Leia mais

Ghost bikes: Rodas da Paz homenageiam ciclistas mortos nas ruas do DF

No próximo domingo (18/10), a ONG Rodas da Paz prestará uma homenagem aos ciclistas Ricardo Aragão, Francisco de Sales e Maurício da Cruz, mortos no trânsito do Distrito Federal. Na ocasião, serão instaladas três “ghost bikes” próximo continue lendo…

Leia mais

Saiba porque a reforma do CTB coloca em risco pedestres e ciclistas

No dia 14 de outubro, a sanção do PL 3267/2019 (PL da Morte) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 14.071/2020 entrará em vigor em 180 dias. Este projeto de lei alterou continue lendo…

Leia mais

Área em frente à Paróquia de Nossa Senhora é revitalizada e se torna “Praça dos Ciclistas”, em São Fidélis

O número de ciclistas – principalmente no período de pandemia – cresceu de forma significativa em São Fidélis, no Norte Fluminense, e na região. Agora, os praticantes dessa atividade esportiva têm um espaço totalmente dedicado continue lendo…

Leia mais
1 31 32 33 34 35 47