Políticas públicas

A mobilidade por bicicleta depende essencialmente de políticas públicas (decisões e ações tomadas pelos governos – nacionais, estaduais ou municipais – que visam aplicar os direitos sociais), as quais podem e devem ser vinculadas às diversas áreas da administração pública, tais como mobilidade, saúde e educação.

Grande parte do esforço reivindicatório da sociedade civil é dispendido na busca da aplicação de políticas públicas.


CONTEÚDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS NO OBSERVABICI

O tema Políticas Públicas consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE POLÍTICAS PÚBLICAS

INSIRA POLÍTICAS PÚBLICAS

Notícias relacionadas

Cicloturismo: projeto de base comunitária promete movimentar o turismo cultural em Lauro de Freitas, Bahia

O projeto Cicloturismo de Base Comunitária promete movimentar setores de cultura, turismo, economia, esporte e lazer do município de Lauro de Freitas. Com uma proposta de promoção de desenvolvimento sustentável, geração de renda e valorização continue lendo…

Leia mais

No atual ritmo, rede cicloviária demoraria 70 anos para ser implantada em Londrina

A bicicleta é o principal meio de transporte do estudante e professor de natação Atilio Felipe Olegini da Silva desde 2018. Diariamente ele pedala, em média, de quatro a seis quilômetros para se deslocar entre a casa, o trabalho e continue lendo…

Leia mais

Niterói vai implantar Selo Amigo da Bicicleta para comerciantes

Nessa semana (21/10) tivemos a oportunidade de participar de um encontro voltado aos comerciantes da cidade de Niterói (RJ) para apresentação de mais um projeto do programa Niterói de Bicicleta. O Selo Estabelecimento Amigo da continue lendo…

Leia mais

Gestão do trânsito no Brasil ainda é focada no carro e não no cidadão ou ciclista, diz ativista

Na última década, mais de 8,5 mil ciclistas morreram em incidentes de trânsito no Brasil. Durante a pandemia, o número de sinistros aumentou em grande porcentagem. A Spuntik Brasil entrevistou ativista para entender o que continue lendo…

Leia mais

Prefeitura de Fortaleza inicia projeto de lazer e inclusão com bicicletas adaptadas

Sentir o vento bater no rosto ao experimentar ou reviver a prática simples de pedalar. Essa experiência será possível com o projeto Bike Sem Barreiras, realizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Autarquia Municipal continue lendo…

Leia mais

Transformar energia em deslocamentos verdes

Entrevista com Suzana Nogueira. Quando um deslocamento depende da energia do indivíduo com a ajuda de equipamentos não motorizados ou mesmo sem ela, estamos falando de mobilidade ativa. Caminhada, andar de bicicleta e outras são continue lendo…

Leia mais

Secretaria de Trabalho dará curso para ciclistas entregadores

Nesta quarta-feira (6), a Secretaria de Trabalho do Distrito Federal anunciou que fará um cadastramento dos trabalhadores ciclistas de aplicativo de entregas na capital para qualificação, treinamento e doação de equipamentos de proteção individual (EPI) continue lendo…

Leia mais

Governo Federal lança Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana

Dados sobre vias exclusivas para ônibus, ciclovias e ciclofaixas, acidentes e multas de trânsito nas cidades brasileiras. Essas e outras informações estão no Sistema Nacional de Informações em Mobilidade Urbana (Simu), ferramenta lançada nesta semana continue lendo…

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Regional apresenta o Selo Bicicleta Brasil

O transporte motorizado contribui para agravar as mudanças climáticas, com a emissão de gases de efeito estufa e poluentes e impacta na qualidade de vida da população que vive nas cidades. Para estimular uma mobilidade continue lendo…

Leia mais

Dia Mundial sem Carro: alternativas ao transporte ainda não atraem motorista

Mesmo tendo que pagar R$ 6,15 pelo litro de gasolina, o engenheiro civil Hudson Correia Santos, 25, morador de Belo Horizonte, é enfático ao responder se deixaria o carro em casa para usar um transporte continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 20