| |

Pesquisadores da UFRGS criam equipamento que ajuda ciclista a pedalar melhor e com segurança

Uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) resultou na criação de um dispositivo que pode ajudar ciclistas a pedalarem melhor e de forma mais segura.

Esse equipamento substitui o taco da bicicleta (foto), que é uma peça que faz contato com o pedal. O pesquisador Matheus de Oliveira Araújo, mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS, explica que sensores, a partir de impulsos elétricos, conseguem medir as forças aplicadas pelas pernas do ciclista durante a pedalada.

“Em termos práticos, o que isto nos diz, por exemplo: se eu sou destro, é provável que eu tenha mais controle da perna direita e tenda a fazer movimentos mais exagerados com a perna esquerda para compensar essa falta de controle. O que isso causa? Sobrecarga nos joelhos, no tornozelo, na bacia, na junta da bacia com o fêmur.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *