Percentual de ciclomobilidade – Dados de PlanMobs municipais

Considerações acerca dos dados

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU – Lei 12.587/2012) exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes (além de outros casos) elaborem seus Planos de Mobilidade Urbana – PlanMobs.

Dentre as etapas necessárias para a elaboração do PlanMob está a realização de uma ampla pesquisa socioeconômica e da situação da mobilidade urbana, a qual comumente se denomina de Diagnóstico.

Muitos dos diagnósticos realizados contemplam a estimativa da divisão modal, a qual é pode ser determinada de maneiras diversas: contagem volumétrica, survey, Origem e Destino etc.

Assim sendo, quem estiver interessado em conhecer a divisão modal de determinada cidade pode buscar, junto à sua administração, pela eventual disponibilidade de um diagnóstico da mobilidade urbana.

A UCB – União de Ciclistas do Brasil e o Bike Anjo mantém um Banco de Dados de PlanMobs como parte de seu projeto De Olho nos PlanMobs, o qual é vinculado ao projeto Bicicleta nos Planos, sendo que neste Banco de Dados se pode encontrar diagnósticos de diversas cidades nos quais constam o percentual local de uso da bicicleta.

Dados de PlanMobs disponíveis

O ObservaBici pesquisou no Banco de Dados de PlanMobs do projeto de Olho nos PlanMobs, identificou a ocorrência de diversos documentos intitulados de “Diagnóstico” e, dentre eles encontrou diversos em que constam dados de divisão modal .

A pesquisa não foi aprofundada e é possível que outros Diagnósticos também contenham dados de divisão modal. Além disso, é possível que dados de divisão modal constem em outros documentos disponíveis, inclusive nos textos finais dos PlanMobs.

Os dados encontrados foram obtidos através de metodologias diversas e em períodos variados;

Dito isto, a seguir, apresentamos a lista das cidades que possuem dados de divisão modal em seus respectivos Diagnósticos do PlanMob:

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 25/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • RevisãoConselho Consultivo do Observatório da Bicicleta