Percentual de ciclomobilidade – Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil

Considerações acerca do dado

A Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil, formada pela UCB – União de Ciclistas do Brasil, Aliança Bike, elaborou uma metodologia de contagem volumétrica de veículos para ser aplicada nas cidades abordadas no livro O Brasil que Pedala – A cultura da bicicleta nas cidades pequenas, publicado em 2018.

O livro abordou onze cidades escolhidas pelo critério de possuírem alta percentagem de uso de bicicleta como modo de mobilidade. As cidades abortadas no livro são: Afuá/PA, Antonina/PR, Cáceres/MT, Gurupi/TO, Ilha Solteira/SP, Mambaí/GO, Pedro Leopoldo/MG, Pomerode/SC, São Fidélis/RJ, Tamandaré/PE e Tarauacá/AC. Apenas em Afuá não foi realizada contagem volumétrica, pois na cidade não há carros.

Além da contagem volumétrica, também foi realizada uma pesquisa de perfil, hábitos e opinião dos ciclistas, entrevistas com personalidades e levantamento de dados socioeconômicos diversos.

Em cada cidade, as pesquisas e a elaboração dos textos ficou a cargo de uma organização da sociedade civil envolvida com a promoção da bicicleta.

A contagem volumétrica contabilizou todos os veículos, exceto a tração animal, e pedestres. Para qualificá-los, a contagem dos ciclistas os distinguiu ainda em 7 categorias: gênero, tráfego na contramão, tráfego na calçada, tipo de bicicleta, idade, transporte de passageiro e uso de capacete.

A metodologia utilizada na contagem volumétrica e documentos de apoio (orientações, formulários de campo, planilha de tabulação etc. estão disponíveis para qualquer pessoa ou instituição interessada: clique aqui para acessar.

Dados da Parceria Editorial

Percentual de bicicletas trafegando em vias públicas de 10 municípios de pequeno porte com alto índice de ciclismo em 2017: média de 21,9%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Parceria Editorial A Bicicleta no Brasil e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta