Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIPS Ipea

Considerações acerca do dado

A pesquisa SIPS – Sistema de Indicadores de Percepção Social é realizada pelo Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e tem o objetivo de levantar e acompanhar no tempo e no espaço a percepção da população em relação aos serviços de utilidade pública – dentre eles, a mobilidade urbana.

O SIPS foi formulado como pesquisa quantitativa do tipo survey através de entrevistas domiciliares e possui uma margem de erro de 5%, com nível de confiança de 95%.

A pesquisa SIPS foi aplicada em 2010, 2011 e 2014 e a amostragem variou entre 3.772 e 3. 804 entrevistas, proporcionalmente distribuídas entre os estados da federação. Destaque-se houve mudança na metodologia entre as edições.

Da pesquisa SIPS derivaram diversas publicações, através das quais extraímos os dados expostos a seguir.

Dado do SIPS Ipea

Uso da bicicleta para locomoção no Brasil em 2010: 7%

  • Dado obtido em resposta à pergunta “Qual meio de transporte que você mais usa para se locomover em sua cidade?” disponível no relatório da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social – SIPS – 1, a qual foi realizada em 2010 e publicada em 2011
  • O relatório SIPS 2014 – Percepções da população sobre políticas públicas, referente às pesquisas realizadas entre 2010 e 2014 não apresentou dado específico para bicicleta, unificando em “não motorizado” os modos “a pé, bicicleta e animal”. O índice para a pergunta “Qual o meio de transporte que o(a) senhor(a) mais usou para se locomover em sua cidade nos últimos doze meses?” foi de 7,2%.

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: IPEA (resposta de técnico) e Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Prefeitura de Fortaleza instala sistema de inteligência artificial para fortalecer nova política cicloviária

A Prefeitura de Fortaleza desenvolveu uma nova tecnologia, com uso de inteligência artificial nas câmeras de videomonitoramento, para identificar e contabilizar ciclistas que utilizam algumas das principais infraestruturas cicloviárias da cidade. O primeiro Painel de continue lendo…

Leia mais

Bicicleta supera o carro como meio de transporte em Paris

A bicicleta superou o carro como meio de locomoção em Paris, de acordo com um estudo, que os colocam atrás do transporte público e da caminhada. “Há dez anos, quem poderia prever que em Paris continue lendo…

Leia mais

Mulheres representam 40% das pessoas que utilizam bicicletas compartilhadas

A participação feminina no uso da bicicleta como meio de transporte ainda é mais baixa que a masculina, de acordo com estudos de diferentes regiões do País. Nos sistemas de bikes compartilhadas, entretanto, a presença delas está continue lendo…

Leia mais

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro

Por Cristiano Scarpelli   A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cresce nas grandes cidades, aponta estudo

Com a crescente demanda pela diminuição das emissões de carbono, cidades do mundo todo se voltam para a ideia de incentivar novos meios de transporte além do carro. Apesar do interesse por veículos elétricos como alternativa continue lendo…

Leia mais

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas

Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes. A ligação dos holandeses continue lendo…

Leia mais

Em 20 anos, Paris quintuplica sua malha cicloviária e lida com novo “problema”: congestionamento de bicicletas

  A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vem trabalhando há anos para fazer da capital francesa, até então uma cidade hostil aos ciclistas, um local onde as bicicletas podem se deslocar com segurança e liberdade. continue lendo…

Leia mais

Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas

O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais

Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?

A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…

Leia mais

Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas no Brasil e os desafios da segurança

O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais
1 2 3 9