Percentual de ciclomobilidade no Brasil – SIMOB ANTP

Considerações acerca do dado

O Sistema de Informações da Mobilidade Urbana é desenvolvido pela ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos e consiste em banco de dados para que o poder público acompanhe as várias facetas de caráter econômico e social envolvidas na dinâmica do transporte e transito urbanos dos municípios brasileiros.

O SIPS aborda apenas municípios com mais de 60 mil habitantes e tem sido aplicado desde 2003, sendo que o último relatório é relativo a 2018. Entretanto, em 2015 foi efetuada uma alteração na metodologia da pesquisa, a partir de quando a base de dados adotada passou a ser as pesquisas de Origem e Destino de cinco regiões metropolitanas brasileiras, com o acréscimo de informações de um município de porte médio.

O dado mais recente do SIMOB ANTP é apresentado a seguir.

Dado do SIMOB ANTP

Percentual das viagens por bicicleta nos municípios do Brasil com mais de 60 mil habitantes em 2018: 3,0%

Outros dados sobre percentual de ciclomobilidade

Clique aqui para ver dados de outras pesquisas em “Percentual de ciclomobilidade”.

Produção deste artigo de dados

  • Data: 20/10/2021
  • Autoria: Observatório da Bicicleta
  • Revisão: Conselho Consultivo do Observatório da Bicicleta

Notícias relacionadas

Comparativo de rotas Afonso Pena x Grão Mogol com dados do Strava Metro

Por Cristiano Scarpelli   A prefeitura de Belo Horizonte está construindo uma ciclovia na Avenida Afonso Pena, que é uma das vias mais importantes de Belo Horizonte. Todavia, o vereador Gabriel Azevedo propôs que para continue lendo…

Leia mais

Uso da bicicleta cresce nas grandes cidades, aponta estudo

Com a crescente demanda pela diminuição das emissões de carbono, cidades do mundo todo se voltam para a ideia de incentivar novos meios de transporte além do carro. Apesar do interesse por veículos elétricos como alternativa continue lendo…

Leia mais

Como a Holanda se tornou o país das bicicletas

Os Países Baixos, chamados coloquialmente de Holanda, são sinônimo de suas bicicletas, elemento icônico do panorama urbano da cidade. A integração dos ciclistas com veículos automotores muitas vezes surpreende os visitantes. A ligação dos holandeses continue lendo…

Leia mais

Em 20 anos, Paris quintuplica sua malha cicloviária e lida com novo “problema”: congestionamento de bicicletas

  A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, vem trabalhando há anos para fazer da capital francesa, até então uma cidade hostil aos ciclistas, um local onde as bicicletas podem se deslocar com segurança e liberdade. continue lendo…

Leia mais

Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas

O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais

Quais são os países e cidades mais e menos amigos da bicicleta na Europa?

A utilização da bicicleta já é bastante popular em alguns países europeus, como os Países Baixos e a Dinamarca. A bicicleta tem também uma quota significativa entre os principais modos de transporte em alguns destes continue lendo…

Leia mais

Semana da Mobilidade 2023 destaca crescimento de ciclistas no Brasil e os desafios da segurança

O País, que tem mais de 33 milhões de bicicletas, registrou um aumento de 62% nos deslocamentos diários apenas na cidade do Rio de Janeiro. Já o estado de São Paulo registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais

Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba

O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…

Leia mais

Trânsito na ciclovia, um ótimo sinal

O transporte é a força vital das cidades, de casa para o trabalho, para a escola, academia, shopping… Todo esse movimento é o que abastece a nossa vida cotidiana e, à medida que as cidades continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do Ciclista: Dados revelam o cenário do uso de bicicletas no Brasil

Neste sábado, 19 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Ciclista, uma data dedicada a honrar a importância desse meio de transporte sustentável e saudável. Em comemoração a essa ocasião, o Autotempo compilou continue lendo…

Leia mais
1 2 3 9