| | |

Novas regras de trânsito não salvarão vidas

Há muito o que se questionar sobre as novas regras no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que o Brasil perde 120 vidas por dia em ruas e estradas. Essa “pandemia crônica”, que são as mortes no trânsito, perde o sentido neste momento em que a morte de 40 vezes mais pessoas, todos os dias para a Covid é banalizada. É para lá de surreal.

Como sempre, tudo o que toca a mobilidade no Brasil é focado em condutores de veículos motorizados. As principais mudanças no CTB privilegiam infratores costumazes, já que houve uma preocupante flexibilização nas regras para suspensão do direito de dirigir, no total de pontos e no número de ‘infrações gravíssimas.

Novos critérios
Antes, a habilitação era suspensa com 20 pontos em um ano ou uma infração gravíssima dentro de uma lista. Agora, um condutor precisa 20 pontos com duas ou mais infrações gravíssimas, 30 pontos com uma infração gravíssima, ou 40 pontos, sempre no período de um ano. No caso do motorista profissional, justamente aquele que deve conduzir de forma cautelosa, a carteira só será suspensa com 40 pontos, independentemente das infrações cometidas. Isso é indução a impunidade, a principal causa para tantas mortes em trânsito.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *