|

Líderes e especialistas globais destacam papel do transporte na resposta à Covid e à crise climática

O ano de 2020 impactou profundamente o setor de transportes global. Com o mundo enfrentando uma pandemia, milhões de pessoas começaram a trabalhar de casa e outros milhões perderam seus empregos. Redes logísticas foram interrompidas e depois remodeladas. Tudo isso enquanto o planeta viveu o segundo ano mais quente da história da humanidade, atrás apenas de 2016.

No primeiro dia do Transforming Transportation 2021, a conferência anual organizada pelo WRI e pelo Banco Mundial, líderes dos setores público e privado, da academia e da sociedade civil enfatizaram que o transporte é a chave para a recuperação do Covid-19 e para enfrentar a crise climática. Com mais de 4 mil inscritos de cidades tão diversas como Acra, Beirute e Quirama, o evento totalmente virtual é uma reunião única de líderes globais em um momento crítico.

“Precisamos de mudanças no sistema, não no clima”, disse Andrew Steer, presidente e CEO do WRI. “Não há balas de prata”, mas a centralidade do transporte para tantos objetivos de desenvolvimento evidencia um potencial tremendo. “Para governos que desejam recuperar a economia e criar empregos rapidamente, não há opção melhor do que empregar um transporte novo, sustentável, incluindo bicicleta e caminhada.”

O transporte, como setor, tem muito a avançar. As emissões de carbono do transporte estão aumentando ano após ano. As mortes no trânsito também estão crescendo. Em muitos lugares, locomover-se é muito caro, inseguro ou demorado.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *