Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

Quando não tem ciclovia, por onde o ciclista deve trafegar?

Quando o ciclista se depara com a falta de ciclovia na rota que precisa fazer, existem alternativas para pedalar com segurança. Afinal, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também traz regras para o tráfego de continue lendo…

Leia mais

Deputado comparece à sessão de posse na Câmara usando bicicleta

“Neste 1º de fevereiro de 2023, dia em que vou ser empossado deputado federal de Santa Catarina pela quarta vez, me propus a ir até o Congresso Nacional de bicicleta. É um ato simbólico em continue lendo…

Leia mais

Bicicletas devem se tornar mais comuns em Anápolis após nova lei ser sancionada

O Programa Adote um Bicicletário foi instituído em Anápolis após sanção do prefeito Roberto Naves (PP), publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (10). Com autoria da vereadora Dra. Trícia Barreto (MDB), a  lei continue lendo…

Leia mais

Parlamento quer duplicar uso da bicicleta na Europa até 2030

O Parlamento Europeu quer duplicar o número de quilómetros percorridos em bicicleta na Europa até 2030. A intenção consta de uma resolução aprovada esta terça-feira, onde os eurodeputados apelam à Comissão Europeia para que a bicicleta continue lendo…

Leia mais

Amsterdã pede repressão à ameaça das e-bikes turbinadas

  A Holanda, reconhecida por ser amiga da bicicleta, vem enfrentando um problema curioso. Uma onda de “bicicletas elétricas turbinadas”, que atingem velocidades superiores a 40 km/h, tem causado uma série de sinistros de trânsito continue lendo…

Leia mais

Como a licença para pedalar pode estimular o racismo estrutural?

As leis de registro e licenciamento de bicicletas, uma espécie de “licença para pedalar”, perduram nos códigos municipais de várias cidades dos Estados Unidos (EUA). A maioria das regras sobre o ciclismo é pouco conhecida continue lendo…

Leia mais

Os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular na via, não sobre o passeio ou calçada. Entenda!

Os ciclistas estão em um veículo e por isso devem circular na via, não sobre o passeio ou calçada. Entenda!   O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece normas de circulação e conduta para todos continue lendo…

Leia mais

Na Holanda, metade dos consumidores desistiriam de comprar uma bike elétrica se o uso de capacete fosse obrigatório

A Bike Europe encomendou uma pesquisa na Holanda para entender o impacto da discussão sobre o uso obrigatório de capacetes no mercado de bicicletas elétricas. Segundo os resultados, metade das pessoas que compraram uma e-bike continue lendo…

Leia mais

Como transportar bicicleta no carro: os principais transbike e os cuidados

Na hora de escolher o suporte para transportar sua bicicleta, diversas características devem ser observadas para que você compre o acessório adequado. As férias estão aí e muita gente já está se preparando para viajar continue lendo…

Leia mais

Decreto sobre bicicletas elétricas faz dez anos no Rio com polêmicas

“A ciclovia é estreita e não dá a opção de desviar. Ou você é atropelado pela bicicleta, ou é lançado à faixa dos carros e ônibus”, afirma Cardoso, que sofreu o acidente em agosto do continue lendo…

Leia mais
1 7 8 9 10 11 28