Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

Conselho Nacional de Trânsito regulamenta o uso de bicicletas elétricas

Assista a reportagem de TV. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou o uso de bicicletas elétricas e outros equipamentos como monociclos e patinetes elétricas. A medida define regras de trânsito em vias públicas e continue lendo…

Leia mais

32 km/h não é demais para uma bike na cidade?

Trinta e dois quilômetros por hora significam quase 9 m/s. Parece ser uma velocidade exagerada para as atuais condições das ciclovias e ciclofaixas brasileiras, repletas de falhas, buracos, sujeira acumulada, além de graves problemas de continue lendo…

Leia mais

Mudanças no CTB: o estado de anomia do trânsito brasileiro

Por Rodrigo Vargas. Durante alguns dias, estive refletindo sobre essas medidas e, como sempre costumo fazer, entender (ou pelo menos tentar) os motivos que levaram a tal decisão. Como de costume, quando não encontro respostas continue lendo…

Leia mais

Aumentam as regras para “bikes” e motos elétricas em todo o País

A necessidade de adequação se deu após aumento significativo desse tipo de veículo em circulação pelas cidades e a necessidade de regras mais específicas para o tráfego, que deixe mais clara a classificação dos veículos continue lendo…

Leia mais

Mudou! Lei altera regras para bicicletas elétricas, motos e até ciclomotores; veja

Agora, pequenas motos que possuem velocidade superior a 32 km/h até 50 km/h serão definidas como ciclomotores. Essa nova definição implica na necessidade de emplacamento e na exigência de posse da carteira de motorista do continue lendo…

Leia mais

Novas regras para ciclomotores, patinetes e bikes a partir de julho

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou resolução que atualiza e diferencia o que são ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual por autopropulsão, como patinetes e skates. Ao definir o que é cada continue lendo…

Leia mais

Comissão vai debater redução da velocidade nas cidades para segurança de ciclistas

A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados promove audiência pública na próxima terça-feira (20) para debater a redução de velocidades para automóveis nas cidades para garantir a segurança de pedestres bem como de ciclistas. continue lendo…

Leia mais

Secretário fala sobre Resolução do Contran que define regras para “scooters” e bicicletas elétricas: “Mais segurança”

Entra em vigor no dia 1º de julho, resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizando a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual como patinetes e skates. Uma das principais mudanças continue lendo…

Leia mais

Contran define que scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de julho

cooters elétricas (ou ciclo-elétricos, como são chamadas), com até 4 kW de potência, e ciclomotores movidos a combustão, de até 50 cm³ —nos dois casos com velocidade máxima de fabricação de 50 km/h—, precisarão ser continue lendo…

Leia mais

Com foco na segurança, resolução do Contran facilita registro de ciclomotores

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta quinta-feira (15) uma resolução para atualizar a classificação de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos, como patinetes e skates. A medida tem como objetivo continue lendo…

Leia mais
1 3 4 5 6 7 28