Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

“Ciclismo Curricular” ensina a andar de bicicleta em Portugal

Este ano letivo, será desenvolvido em 12 agrupamentos de escolas do concelho com os objetivos de promover a atividade física, incentivar a mobilidade suave e reforçar as competências de segurança e a autoestima. A iniciativa continue lendo…

Leia mais

Tribunal de Justiça da União Europeia bate o martelo e decreta que bike elétrica é bicicleta e não veículo motorizado

A discussão na União Europeia está encerrada: bicicletas elétricas são bicicletas e não veículos motorizados. Com essa decisão, tomada pelo Tribunal de Justiça da UE, quem utiliza uma bike elétrica deve ser tratado com os continue lendo…

Leia mais

Na Alep, ParanáBici debate políticas públicas para a bicicleta

Com uma série de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimento sobre mobilidade urbana sustentável, a Assembleia Legislativa do Paraná sediou, na última semana, o ParanáBici, Primeiro Seminário Paranaense de Cicloturismo e Ciclomobilidade. Organizado pelo continue lendo…

Leia mais

Comissão aprova projeto que prevê subsídio em moto elétrica e bicicleta para entregadores por aplicativo

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que autoriza a União a destinar recursos ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reduzir os juros do financiamento continue lendo…

Leia mais

Sancionada lei que proíbe utilização e circulação de ciclomotores elétricos nas ciclovias em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena sancionou a Lei Ordinária nº 14.878 de 11 de setembro de 2023, que proíbe a utilização e circulação de ciclomotores elétricos e motorizados nas ciclovias e calçadas da cidade de João continue lendo…

Leia mais

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ParanáBici

Já estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ParanáBici – Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo, que será realizado presencialmente nos dias 28 e 29 de setembro em Curitiba, no Plenário da Assembleia continue lendo…

Leia mais

Contagem registra mais de 16.000 viagens de bicicleta em ciclovia de Curitiba

O deputado Goura provocou a representante da Eco-Counter no Brasil, empresa francesa líder mundial nesta tecnologia, para um desafio na cidade de Curitiba: estabelecer em uma importante ciclovia na cidade, pela primeira vez na história continue lendo…

Leia mais

Vetado por Eduardo Paes, projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias volta à Câmara Municipal

Após Eduardo Paes vetar o projeto de lei que proíbe a circulação de bicicletas elétricas em ciclovias do Rio, ele agora voltará para a Câmara Municipal, onde será novamente avaliado. Ainda não há regulamentação oficial, continue lendo…

Leia mais

Ativismo sobre duas rodas: a história de origem da Ciclovia da Vida

Conheça a história dos Ciclistas Urbanos Capixabas e como o empenho deles acabou levando a construção do espaço para quem anda de bicicleta na Terceira Ponte em Vitória, no Espírito Santo.

Leia mais

Prefeito do Rio veta projeto que proíbe bicicletas elétricas nas ciclovias

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vetou nesta quarta-feira (30) o projeto de lei que pretendia proibir a circulação de bicicletas elétricas nas ciclovias da cidade. Com o veto, o município seguirá continue lendo…

Leia mais
1 2 3 4 28