Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

25 anos de CTB 

Por J. Pedro Corrêa. No próximo dia 23 de setembro o Código de Trânsito Brasileiro completa 25 anos de existência. Nesse dia,  em 1997, foi aprovada a Lei Nº 9.503, provocando uma grande revolução nosso continue lendo…

Leia mais

Ciclistas lançam manifesto para reduzir velocidade de veículos nas vias

Um grupo de ciclistas lançou, nesta quarta-feira (14), um o Manifesto pelo Readequação de Velocidade nas vias urbanas brasileiras, como uma ação do projeto chamado “Vias Seguras”. O objetivo da petição organizada pela União dos continue lendo…

Leia mais

A importância do trânsito

Por J. Pedro Corrêa. Passadas duas fases importantes da campanha eleitoral brasileira deste ano – as entrevistas de candidatos no Jornal Nacional, da Globo e o debate nas TVs Band/Cultura – cada setor de atividade continue lendo…

Leia mais

Participe da consulta pública sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta

O que é a consulta pública A Consulta Pública visa colher contribuições da sociedade sobre a Estratégia Nacional da Bicicleta, um amplo plano de ações até o ano de 2030, formulado por diversas organizações da continue lendo…

Leia mais

Dia Municipal do Ciclista é celebrado com várias atividades em João Monlevade

Entre os dias 15 e 19 de agosto, a Associação Bike é Vida de Ciclismo (ABIVIC), em parceria com a Câmara Municipal de João Monlevade, irá promover várias atividades em comemoração ao Dia Municipal do continue lendo…

Leia mais

Parlamentares de Roraima aprovam instituição da Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo

Os deputados aprovaram nesta terça-feira, 9, em sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), o Projeto de Lei (PL) nº 97/2019, que institui a Semana Estadual de Incentivo ao Ciclismo no calendário de eventos continue lendo…

Leia mais

Dia Nacional do/a Ciclista 2022: eventos e notícias

O Dia Nacional do Ciclista foi instituído oficialmente pela Lei 13.508/2017. A data foi escolhida em função da morte do ciclista Pedro Davidson, no dia 19 de agosto de 2006 em Brasília/DF. A luta pela continue lendo…

Leia mais

Comissão aprova projeto que estabelece a doação de bicicletas apreendidas para instituições beneficentes

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece a doação, para instituições beneficentes, de bicicletas apreendidas por ato administrativo ou em decorrência da prática continue lendo…

Leia mais

Incentivo ao cicloturismo é lei em Santa Catarina

A Lei que institui a Política de Incentivo ao Cicloturismo no Estado de Santa Catarina tem por proposta o incentivo ao uso da bicicleta e o turismo ecológico. A justificativa é a melhoria da saúde continue lendo…

Leia mais

UCB conquista 2 vagas nas Câmaras Temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito

A UCB – União de Ciclistas do Brasil foi aprovada para 02 duas câmaras temáticas do Contran – Conselho Nacional do Trânsito para o biênio 2022/2023: ➥ Câmara Temática de Gestão e Coordenação do PNATRANS continue lendo…

Leia mais
1 12 13 14 15 16 28