Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

Em seis meses, Belém registra mais de 430 multas por irregularidades em ciclovias e ciclofaixas

De janeiro a junho deste ano foram registradas 433 autuações por tráfego, parada e estacionamento irregular de veículos em ciclofaixas e ciclovias de Belém. Os dados foram divulgados por meio de nota, nesta quarta-feira (3), pela Superintendência Executiva continue lendo…

Leia mais

Joaçaba (SC) inicia projeto de cicloturismo no município

O cicloturismo é uma maneira saudável, econômica e ambientalmente amigável de se fazer turismo. Além disso, é uma atividade que reúne esporte, contato com a natureza e novas culturas, sendo praticado por pessoas das mais continue lendo…

Leia mais

Projeto quer instituir o “Dia do Ciclista” no calendário oficial de Paranavaí

Um projeto de lei pretende instituir o Dia Municipal do Ciclista no calendário de eventos oficial de Paranavaí. A proposta, colocada em segunda discussão na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (3), é da vereadora continue lendo…

Leia mais

Câmara de Piracicaba aprova reunião solene para celebrar Dia Municipal do Ciclista

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 47ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (3), o projeto de decreto legislativo 52/2022, de autoria do vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná, que institui reunião solene para comemoração do continue lendo…

Leia mais

Vereadores aprovam Projeto de Lei que institui Semana do Ciclista em Cachoeira do Sul

Na sessão ordinária desta segunda-feira, dia 3, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária 43 de autoria do vereador Dudu Moyses (Podemos).  Com a proposta, fica instituída em Cachoeira do Sul a Semana Municipal do Ciclista, continue lendo…

Leia mais

Lei do escapamento inclui bicicleta motorizada

A criação da lei municipal que pretende coibir o uso de escapamentos barulhentos pelas ruas de Votorantimrepercutiu entre a população. O vereador Rogério Lima (PP), autor da proposta, afirma que recebeu diversas manifestações de apoio. continue lendo…

Leia mais

Projetos na Câmara tentam reduzir o espaço para ônibus e bicicletas nas ruas de Porto Alegre

A disputa entre os diferentes modos de transporte por espaço nas vias públicas é um dos principais focos de conflito nas grandes cidades atualmente e isso não ocorre por acaso. Em 1960, o Brasil possuía continue lendo…

Leia mais

Congresso estuda medidas para incentivar transporte público, por bicicletas ou a pé

Esta quinta-feira, 22 de setembro, é o Dia Mundial sem Carro. Alguns projetos de lei em discussão no Congresso Nacional pretendem tornar mais fácil a vida de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público. Um continue lendo…

Leia mais

Semana do Trânsito: embriaguez ao volante dispara 80% em 2022

Na Semana do Trânsito, criada para promover a segurança viária, dados sobre o descumprimento à Lei Seca revelam que o trânsito brasileiro ainda está longe de ser seguro. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o continue lendo…

Leia mais

Polêmica do uso de capacete

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não continue lendo…

Leia mais
1 11 12 13 14 15 28