Legislação

A legislação (Leis aprovadas no Poder Legislativo e Decretos, Resoluções e outras normas elaboradas pelo Poder Executivo) regulando a ciclomobilidade existem nas esferas federal, estadual e municipal. De modo geral, a legislação brasileira é favorável à bicicleta como modo de mobilidade, entretanto peca no seu cumprimento pela população e na sua execução pelo poder público.


LEGISLAÇÃO NO OBSERVABICI

Leis constam como Publicações no Acervo e referências a elas constam como Eventos na Agenda, nas Notícias e em outras Seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE LEGISLAÇÃO

INSIRA LEGISLAÇÃO

Notícias relacionadas

5 motivos para não pedalar na contramão

Além de ser um infração do CTB, muitos estudos realizados indicam que andar no sentido contrário ao fluxo é a pior forma de se andar de bicicleta. A maioria dos ciclistas acreditam que essa forma continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo ganha legislação específica no Espírito Santo

  O cicloturismo ganhou uma legislação específica no Espírito Santo. Sustentável e ecológico, o turismo aliado à bicicleta agora está previsto na Lei 11.699/2022, que pretende consolidar, em uma só norma, todas as rotas de continue lendo…

Leia mais

Pelo menos 10 cidades da Grande Fortaleza desobedecem lei e não dispõem de ciclovias; veja mapa

Das 18 cidades que integram a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), 17 têm mais de 20 mil habitantes, ou seja, deveriam, por lei, dispor de áreas para ciclistas. Contudo, apenas sete contam com ciclovias ou continue lendo…

Leia mais

CCJ aprova projeto de lei de incentivo e proteção aos ciclistas do Piauí

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 122/22, que institui a Lei de Incentivo e Proteção aos Ciclistas no Piauí. Dentre os objetivos continue lendo…

Leia mais

Como transportar a bicicleta no carro?

Na cidade, na praia ou no interior: quem gosta de pedalar não abre mão de levar a bike a todos os lugares. A diversão e os benefícios à saúde são garantidos. Mas, antes disso, é continue lendo…

Leia mais

Você sabia que bicicleta com motor precisa de registro no Detran e habilitação para conduzir?

A morte de dois adolescentes em Cascavel, no Oeste do Paraná, na terça-feira (21), num acidente de trânsito com um ônibus do transporte coletivo da cidade, chamou a atenção para o tipo de veículo que continue lendo…

Leia mais

Projeto propõe regulamentação da circulação de bicicletas motorizadas e patinetes em Santos

O projeto de lei que regulamenta a circulação de equipamentos de mobilidade individual autopropelidos (patins, patinetes e monociclos elétricos), bicicletas motorizadas e congêneres em Santos foi enviado para ser votado na Câmara Municipal nesta terça-feira continue lendo…

Leia mais

Polícia Militar retira de circulação bicicletas motorizadas irregulares

No município de Saudade do Iguaçu, também em patrulha nas proximidades da Rua Dezenove de Março, Centro, foram avistadas três bicicletas adaptadas com motor a combustão. Na tarde deste domingo (04), durante patrulha de rotina continue lendo…

Leia mais

Por que as bicicletas andam na contramão em Porto Alegre?

Por Rodrigo Vargas. Enquanto ministrava uma palestra na SIPAT de uma empresa nesta semana, fui questionado por um funcionário da plateia sobre a orientação que era comumente repassada aos ciclistas antigamente, a qual dizia ser continue lendo…

Leia mais

Prefeitura proíbe estacionamento sobre ciclovias no centro de Londrina

A partir de quinta-feira (27), o estacionamento sobre as ciclofaixas das ruas Paranaguá e Santos, na área central de Londrina, estará proibido. Anteriormente, a permanência de veículos nesses espaços era liberada de segunda a sexta-feira, continue lendo…

Leia mais
1 9 10 11 12 13 28