Infraestrutura

A infraestrutura (todos os elementos que servem de suporte para uma estrutura ou sistema) é um fator indispensável para a inclusão da bicicleta no sistema de mobilidade urbana, sobretudo nas aglomerações urbanas de maior porte.

O conhecimento acumulado sobre infraestrura para a ciclomobilidade no Brasil, embora não seja vasto, é suficiente para orientar a transformação das cidades.


DESTAQUE NO OBSERVABICI

  • Ciclomapa: plataforma colaborativa para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

CONTEÚDO SOBRE INFRAESTRUTURA NO OBSERVABICI

O tema Infraestrutura consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE INFRAESTRUTURA

INSIRA INFRAESTRUTURA

Notícias relacionadas

Placas das ‘Rotas de Cicloturismo’ são instaladas em Itupeva

Com a pandemia e, consequentemente, a necessidade do distanciamento social, um dos meios de transporte, seja para atividades do dia a dia ou para prática esportiva, bastante sustentável vem se destacando; estamos falando da bicicleta. continue lendo…

Leia mais

Nova lei torna obrigatório ciclovias em obras do Paraná

Foi sancionado hoje (19) o projeto que aprimora a Lei nº 18.780/2016, que instituiu a Política de Mobilidade Sustentável e Incentivo ao uso de Bicicleta no Paraná. As alterações preveem a implementação de ciclovias em continue lendo…

Leia mais

Em 11 anos, Ciclovia Rio Pinheiros recebe mais de 5,5 milhões de ciclistas

Em 11 anos, a Ciclovia Rio Pinheiros recebeu mais de 5,5 milhões de ciclistas. A via exclusiva foi inaugurada em 27 de fevereiro de 2010, ao longo do trajeto realizado pela Linha 9-Esmeralda da CPTM continue lendo…

Leia mais

Buenos Aires dobra ciclovias e aposta em mobilidade ativa em 2021

Buenos Aires (Argentina) foi uma das cidades a entrarem na onda das ciclovias-corona e ampliarem a estrutura para bikes durante a pandemia; e essas medidas não foram temporárias. A capital pretende alavancar de vez a mobilidade ativa e aumentar continue lendo…

Leia mais

Dez anos após atropelamento coletivo, Porto Alegre tem 17 vezes mais ciclovias e acidentes em queda

Nesta quinta-feira (25), se completam 10 anos do final de tarde em que o então estudante de arquitetura Ricardo Ambus ouviu um ruído forte se aproximando pelas costas, sentiu o choque que quebrou seu braço continue lendo…

Leia mais

Balneário Camboriú será palco da primeira pesquisa microclimática de ciclofaixas no Brasil

O Prof. Dr. Cássio Arthur Wollmann, e sua equipe da Universidade Federal de Santa Maria/RS, pretendem investigar a exposição dos ciclistas às condições microclimáticas nas ciclofaixas de Balneário Camboriú, e avaliar o potencial climático de continue lendo…

Leia mais

Estudantes propõem rotas de ciclovia para interligar cidades do Oeste do Paraná

Das 1.851 mortes de ciclistas no trânsito brasileiro em 2018, 30% ocorreram no Paraná, segundo dados da Confederação Nacional de Transportes. O índice foi uma das informações que levou um grupo de estudantes de Arquitetura continue lendo…

Leia mais

Movimento em ciclovia dobra na pandemia

Mais pessoas estão pedalando nas ciclovias de São Paulo. E a quantidade de bikes circulando deve aumentar com a redução no imposto de importação.

Leia mais

Estudo aponta que ciclovias são insuficientes nas capitais brasileiras

O percurso que o mecânico João Paulo de Almeida, 19 anos, faz de bicicleta da sua casa, no centro de Ananindeua, até o trabalho, no bairro de Nazaré, em Belém, demora aproximadamente 40 minutos. Se continue lendo…

Leia mais

Primeira ciclovia da América Latina, agora na telona do cinema

O que os ciclistas, corredores, praticantes de caminhada, e até os skatistas de Campo Bom têm em comum? A resposta está na ponta da língua: a ciclovia. O tradicional ponto de encontro dos campo-bonenses, que continue lendo…

Leia mais
1 27 28 29 30 31 43