Frota de bicicletas do Brasil

Fonte: Flickr

Considerações acerca do dado

A quantidade de bicicletas existentes no Brasil, apesar de sua importância para a elaboração de políticas públicas e outras ações públicas e privadas, é um dado ainda incerto.

Dentre as razões desta incerteza, constam:

  • As bicicletas não necessitam ser registradas ou cadastradas em nenhum órgão regulador (a exemplo dos automóveis, registrados no Denatran)
  • Muitas bicicletas são montadas, por lojas e bicicletarias, a partir de peças avulsas, sem a existência de registro de tal produção
  • É inestimável a quantidade de bicicletas sem uso, que se deterioram paradas

Para a determinação da frota de bicicletas no Brasil com alguma precisão estatística, seria necessário uma das seguintes medidas:

  • Pesquisa pública:
    IBGE: o principal instrumento seria através do Senso ou da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, levantamentos realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. No ano de 2018, instituições de pedestres e de ciclistas participaram de consulta efetuada pelo IBGE e a ele dirigiram petição formal de inclusão do item “Quantidade de bicicletas no domicílio”, entre outras mais detalhadas, no Senso de 2020, mas a solicitação não foi atendida. Entretanto, no questionário de Amostra do Senso (a ser aplicado em 10% dos domicílios), constará “Bicicleta” como alternativa de resposta para a pergunta “Qual o principal meio de transporte utilizado para chegar ao local de trabalho?”
    Pesquisa contratada: cabível a órgãos com atribuição de fomento, planejamento e gestão de transporte e mobilidade, como o Ministério do Desenvolvimento Regional ou o Ministério da Infraestrutura. Não há notícia acerca de tal pesquisa pelo Governo Federal nem histórico registrado de petição civil neste sentido
  • Pesquisa privada: pesquisa contratada por qualquer instituição privada. Não há notícias de que alguma instituição planeje realizar tal pesquisa.

Dado disponível

Frota nacional: mais de 70 milhões de unidades

Fonte: Abraciclo

O dado utilizado atualmente para referir-se à frota de bicicletas no Brasil é proveniente da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, que estima a quantidade de bicicletas em função da produção nacional e da importação de bicicletas, bem como da durabilidade média das mesmas.

A estimativa da frota consta de diversas notícias da Abraciclo nas quais são atualizados dados acerca da produção e do mercado de bicicletas, dentre as quais a notícia Produção de bicicletas deve crescer 7,3% em 2020.

Produção

  • Data de produção este artigo: 04/02/2020
  • Autoria deste artigo: Observatório da Bicicleta