Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

“Associação do setor de bicicleta registra aumento de 50% nas vendas de maio”

“O otimismo em relação ao uso maciço da bicicleta na reabertura das cidades brasileiras durante a pandemia do novo coronavírus se refletiu nos números de maio. A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) continue lendo…

Leia mais

“Empresas listam 10 propostas ao governo para estimular uso de bicicleta”

“A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) elaborou dez propostas ao poder público para estimular o uso de bicicletas no país em meio à reabertura das cidades diante da pandemia do novo coronavírus. continue lendo…

Leia mais

Bikes geram trabalho e renda

Mais que uma questão de mobilidade, as bikes já estão virando alternativa de vida para pessoas como Lucas da Silva Nunes, que atua como bikeboy. Vinícius Alves, de 19 anos, bem que tentou arranjar um continue lendo…

Leia mais

Pedalar ou não pedalar? Um dilema entre economia, saúde e segurança

São 07h da manhã de uma terça-feira de maio. Os termômetros marcam 11ºC, mas o frio parece mais forte. Uma névoa branca cobre a Estrada do Colônia. Na subida próxima ao CEU Parelheiros, o pedreiro continue lendo…

Leia mais

“Para evitar transportes públicos, 1,3 milhões de britânicos compram bicicletas”

“Segundo está reportagem do site Cycling Weekly, cerca de 1.3 milhões de britânicos compraram bicicletas para trocar o transporte público pela bicicleta durante o lockdown causado pela Covid-19. Vale destacar que, por lá, o governo criou continue lendo…

Leia mais

“Cooperativa com 16 ciclistas vira opção para restaurantes entregarem comida”

“Dezesseis ciclistas, muita disposição e um ideal. Na busca por justiça, igualdade e sustentabilidade, uma cooperativa em São Paulo ganha corpo e se torna uma alternativa para restaurantes no serviço de entrega de comida de continue lendo…

Leia mais

“Empresas se preparam para provável “boom” de venda de bicicletas”

“A nova era das bicicletas já está em curso na Europa, com medidas governamentais sólidas e a adesão maciça de ciclistas diante de incentivos. No Brasil, esse processo ainda não começou, mas existe uma forte continue lendo…

Leia mais

“Bike Itaú completa 50 milhões de viagens”

“Bike Itaú completa 50 milhões de viagens, sendo a bicicleta o meio de transporte mais recomendado pela OMS, além da fluidez e sustentabilidade das cidades. O Bike Itaú completou 50 milhões de viagens, a contagem começou na continue lendo…

Leia mais

“Entregadores se unem por melhores condições de trabalho nos aplicativos: ‘Entrego comida com fome’, diz ciclista”

“Entregadores de serviços de delivery da Grande São Paulo têm se juntado para pedir melhores condições de trabalho aos aplicativos para quem prestam serviço. As reclamações dos entregadores em geral são três: a queda no valor continue lendo…

Leia mais

“Pandemia faz fabricação de bicicletas disparar em Taiwan”

“A fabricação de bicicletas disparou em Taiwan, alimentada pela demanda global provocada pelo medo de contrair o coronavírus em ônibus e metrôs lotados na Europa, ou na América, ou ainda pela necessidade de atividades ao continue lendo…

Leia mais
1 38 39 40 41 42 46