Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Senado adia votação que revoga imposto de importação de bicicletas

Foi adiada a votação do projeto que cancela a resolução do governo federal que diminui o imposto de importação de bicicletas. O PDL 87/2021 foi apresentado pelos senadores da bancada do Amazonas e tem parecer favorável do senador Omar continue lendo…

Leia mais

Busca por bicicleta cresce e faturamento do setor sobe 54% na pandemia

  O isolamento social contribuiu para o aumento na compra de bicicletas. As bikes, além de um meio de transporte, se tornaram também uma possibilidade de fazer algum tipo de exercício físico durante o período continue lendo…

Leia mais

Entregadores de aplicativos terão direitos trabalhistas na Espanha

O governo espanhol, sindicatos e empregadores decidiram introduzir na legislação trabalhista que os entregadores em domicílio de plataformas como Deliveroo e Uber Eats sejam considerados assalariados, algo inédito até agora na Europa. O anúncio foi feito continue lendo…

Leia mais

Número de empresas do setor de bicicletas cresce 26% em 2020

O mercado de bicicletas teve um crescimento de 26% durante a pandemia do novo coronavírus. O número refere-se à quantidade de empresas abertas no último ano, que partiu de 3.800 em 2019 para 4.800 em 2020, de acordo continue lendo…

Leia mais

Bike-a-thon oferece apoio financeiro para projetos de cicloturismo

Entre os setores mais impactados pela atual crise sanitária ocasionada pela pandemia de COVID-19 está o turismo. De acordo com pesquisa, em Julho/2020 mais de 70% das empresas entrevistadas estavam sem reservas ou tiveram cancelamento continue lendo…

Leia mais

Cresce o número de pessoas que usam bikes para chegar ao trabalho

Reportagem focando no aumento visível de pessoas que estão usando a bicicleta com meio de deslocamento para o trabalho na cidade de Ribeirão Preto, principalmente em função da pandemia.

Leia mais

O que é ciclologística?

Por Milo Araújo.  O serviço de bike courrier, nome dado para entregadores ciclistas, tem se destacado ao longo dos anos. E você sabia que eles salvam vidas? Pois é. Com a proposta de diminuir o continue lendo…

Leia mais

Prefeitura doa bicicletas e smartphones para ajudar na geração de renda de recifenses

O programa “Renda por App” promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Trabalho e Qualificação do Recife (STQ), começa a entregar nesta sexta-feira (19), kits contendo uma bicicleta, um capacete e um continue lendo…

Leia mais

O que muda no mercado após queda do imposto de importação de bicicletas

A onda de otimismo em relação a uma maior adesão às bicicletas nas cidades ganhou um importante capítulo ontem (18), com a redução da alíquota do imposto de importação das bikes montadas. Para mostrar como continue lendo…

Leia mais

Imposto de importação de bicicletas volta à alíquota base de 20%

Desde 2011 as bicicletas estão com imposto de importação elevado à alíquota máxima permitida pela Organização Mundial do Comércio (OMC), de 35%. Mas este cenário está prestes a mudar: o pleito apresentado em novembro de continue lendo…

Leia mais
1 27 28 29 30 31 45