Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Dia Mundial da Bicicleta: 8 modelos para viver experiências únicas sobre duas rodas

Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) defendeu, em abril de 2020, o uso da bicicleta como alternativa mais segura de deslocamento durante a pandemia de Covid-19, as magrelas passaram, quase que imediatamente, a ser um dos continue lendo…

Leia mais

Indústria da bicicleta só espera normalização de fornecimento de peças em 2023

Nova edição do mapeamento de expectativas do mercado europeu da bicicleta apresenta os desafios do presente, mas também uma ponta de otimismo para o futuro. É essa a conclusão da última pesquisa de impacto nos continue lendo…

Leia mais

Ciclovias garantem retorno de 3,6x para cada euro investido

Desta vez foi Helsinque, gélida capital da Finlândia, que comprovou os benefícios econômicos do investimento em ciclovias. Um novo estudo mostrou que para cada euro gasto pela prefeitura em ciclovias, a cidade teve um benefício continue lendo…

Leia mais

Qual é a carga tributária das bicicletas no mundo?

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) afirma que a diferença entre a alíquota aplicável no Brasil e nos demais países membros do bloco resultou em importações anuais de 4 milhões de bicicletas continue lendo…

Leia mais

Ciclistas ao redor do mundo estão fazendo pedaladas mais longas

Um levantamento de tendências do Google Maps detectou que mais pessoas estão usando a bicicleta percorrendo distâncias mais longas. Houve um aumento global de 10% na quilometragem pedalada ao redor do mundo. A ferramenta de continue lendo…

Leia mais

Conheça a primeira ‘Tabela FIPE’ de bicicletas do Brasil

“Quanto vale a minha bike?”. Bastante comum,essa simples pergunta evidencia uma lacuna no mercado de bicicletas para as pessoas que desejam vender e comprar um novo equipamento. De modo a auxiliar os consumidores brasileiros por continue lendo…

Leia mais

Indústria de bicicletas registra queda na produção em abril

Os fabricantes de bicicletas instalados no Polo Industrial de Manaus (PIM) registraram queda na produção no mês de abril e atribuem o impacto negativo à falta de insumos provocada pela pandemia do Covid-19.

Leia mais

Cicloturismo ganha espaço no setor de viagens pelo Brasil

Viajar, conhecer culturas e apreciar a natureza. Isso de uma forma mais devagar, na companhia de uma bicicleta. O cicloturismo é uma alternativa para unir as férias com um estilo de vida saudável. No Brasil, diversas rotas continue lendo…

Leia mais

Cicloturismo da Rota Romântica: 355 quilômetros de belas paisagens

O momento difícil da pandemia e suas regras de isolamento social reduzem a possibilidade de colocar em prática novos projetos turísticos, considerando que ocorrem alterações frequentes nos protocolos de saúde por parte poder público. Porém, a continue lendo…

Leia mais

Recebendo para pedalar: projeto prevê “vale-transporte” para ciclistas

Por Kelly Fernandes. Faz dois anos que troquei o transporte coletivo pela bicicleta. E, desde então, deixei de ser coberta pelos benefícios do vale-transporte. Os custos decorrentes desse novo veículo, como manutenção da bike, itens continue lendo…

Leia mais
1 24 25 26 27 28 46