Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Redução da carga tributária de bicicletas vira projeto de lei no Brasil

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) transformou em projeto de lei a sugestão legislativa que pede a redução da carga tributária da cadeia produtiva de bicicletas no Brasil. A aprovação aconteceu nesta continue lendo…

Leia mais

Turismo de bike vira alternativa para viajar em tempos de pandemia

O turismo foi um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia global do turismo encolheu cerca de 80% em 2020. Essa redução continue lendo…

Leia mais

Bicicletas de carga ganham espaço nas ruas com o aumento no e-commerce

As bicicletas e triciclos de carga são uma solução bastante comum nas cidades ao redor do mundo. Seja para o transporte de pessoas ou para pequenos e grandes volumes. Apesar de todas as suas qualidades, continue lendo…

Leia mais

O problema mundial da falta de bicicletas

Quando a pandemia se revelou, a cadeia de suprimentos para a produção de bicicletas foi gravemente interrompida. Isso aconteceu no mundo todo. E logo depois, a demanda de bicicletas disparou com pessoas vendo que pedalar continue lendo…

Leia mais

Shimano Fest 2021 reafirma o lado inclusivo da bike

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Mobilidade, diversidade e ação social no Shimano Fest 2021

A versão online do festival da bicicleta reunirá entidades como ABRACICLO e Aliança Bike em apresentação de dados e estudos, além de incentivar doação de alimentos e debates de cunho social. Mesmo sendo uma versão continue lendo…

Leia mais

Mulheres queimam bicicletas e equipamentos no Afeganistão

Símbolo de liberdade e autonomia para as mulheres desde sempre, a bicicleta também ajudou muitas mulheres no Afeganistão. Com a volta das forças talibãs ao poder, agora as ciclistas afegãs estão ameaçadas e com medo. continue lendo…

Leia mais

Abraciclo Lança Publicação com os Dados do Setor de Duas Rodas

A edição 2021 do Dados do Setor já está disponível para download e consulta no site da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Elaborada e produzida pela equipe da associação, continue lendo…

Leia mais

É preciso investir em ciclovias para ajudar o comércio e os restaurantes

O momento é de crise sanitária com restrições de funcionamento e muitos negócios fechando as portas. Felizmente, a bicicleta pode ajudar. Mais um estudo comprova o benefício das ciclovias para o comércio local. A mais continue lendo…

Leia mais

De bike na quebrada: da economia de grana à tomada do espaço público

Assim como ele, 56% dos ciclistas paulistanos têm entre 15 e 34 anos de idade. “A bike é um meio de transporte eficaz e viver nessa possibilidade amplia a relação com o espaço e com continue lendo…

Leia mais
1 21 22 23 24 25 46