Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Niterói vai implantar Selo Amigo da Bicicleta para comerciantes

Nessa semana (21/10) tivemos a oportunidade de participar de um encontro voltado aos comerciantes da cidade de Niterói (RJ) para apresentação de mais um projeto do programa Niterói de Bicicleta. O Selo Estabelecimento Amigo da continue lendo…

Leia mais

De bicicleta ou a pé: alta dos combustíveis faz consumidor buscar alternativas

Após um ano e quatro meses de subidas consecutivas, o valor do combustível acumula um aumento de 57,33% desde maio do ano passado, dois meses após o começo da pandemia, segundo monitoramento da ValeCard. Soma-se a inflação continue lendo…

Leia mais

Pandemia fez aumentar interesse por bicicletas elétricas na Europa

Uma pesquisa feita com mais de 14 mil pessoas em 12 países europeus mostrou consumidores mais dispostos a investir em bicicletas elétricas. Um em cada quatro adultos entrevistados (27%) têm mais chances de comprar ou continue lendo…

Leia mais

Projeto de cicloturismo é o mais apoiado pela comunidade na Consulta Popular

O Vale do Taquari recebeu 37 sugestões de projetos da comunidade regional para a Consulta Popular 2021. As propostas foram enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 12 de continue lendo…

Leia mais

Lazer foi o grande responsável pelo crescimento no uso da bicicleta

Dados fresquinhos do governo do Reino Unido ajudam a mapear quem são os novos ciclistas pós-pandemia. Enquanto o uso da bicicleta para transporte caiu 20% ao longo do último ano de pandemia, o uso da continue lendo…

Leia mais

Nova York tira das sombras os entregadores de comida

Prefeitura negocia com sindicato e regulamenta por lei as condições de trabalho de 65.000 entregadores em domicílio, um setor em expansão graças à pandemia de covid-19. Os entregadores são o degrau mais baixo na escala continue lendo…

Leia mais

E-bikes ajudam atrair novos ciclistas acima dos 50 anos

Pesquisa feita no Reino Unido constatou que um dos principais motivos para que pessoas entre 50 e 70 anos não usem a bicicleta são limitações físicas, dentre elas a falta de condicionamento. Por estar fora continue lendo…

Leia mais

Como a Tembici se tornou a sobrevivente entre as bicicletas compartilhadas – e captou mais R$ 420 milhões

Quem andava pelas ruas das principais metrópoles brasileiras antes da pandemia do novo coronavírus provavelmente se lembra das bicicletas e patinetes compartilhadas. Essa moda da micromobilidade urbana individual refletia tendências americanas e chinesas. E, assim continue lendo…

Leia mais

Entregadores exaustos, restaurantes “amarrados”: cresce insatisfação contra apps de delivery

A insatisfação de entregadores com as condições oferecidas pelas plataformas vem crescendo no Brasil. Desde 2020, entregadores de várias cidades têm protestado por melhorias na relação e garantias de direitos. A manifestação mais conhecida foi o continue lendo…

Leia mais

A indústria automobilística é uma ameaça para fabricantes de bicicletas?

Um modelo de bicicleta elétrica da Harley Davidson esgotou em minutos logo após o lançamento. O sucesso da fabricante de motocicletas ajuda a gerar dúvidas no mercado de bicicletas. Algumas fontes já suspeitam que as continue lendo…

Leia mais
1 20 21 22 23 24 46