Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Serviço de mecânica cresce 30% nas lojas de bicicletas em um ano

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, a Aliança Bike, em uma parceria com o Itaú, divulgou na última segunda-feira, dia 8 de novembro, o resultado da Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas e continue lendo…

Leia mais

Só para gigante: conheça marca de bicicleta favorita dos astros da NBA

A DirtySixer é a marca de bicicletas favorita dos astros da NBA, já que faz veículos em dimensão bastante grande. Seu lançamento em 2013 tinha como o objetivo fornecer uma bicicleta confortável e segura para adultos continue lendo…

Leia mais

Investir em ciclovias rende votos no exterior e tem apoio da população no Brasil

Em Londres, Paris e Barcelona, prefeitos e prefeitas que investiram na bicicleta tiveram de lidar com motoristas revoltados, mas conquistaram votos e acabaram reeleitos. No Brasil, essa tendência ainda não está consolidada nas urnas. Mas continue lendo…

Leia mais

Serviço de mecânica ganha importância e cresce 30% nas lojas de bicicletas

O comércio varejista de bicicletas viveu um bom momento no último ano. Números atualizados do setor apontam um crescimento de 34% na venda de bicicletas no primeiro semestre de 2021. A grande mudança veio mesmo continue lendo…

Leia mais

Rio-clarenses trocam conforto do carro por bicicleta

Sabe aquela impressão de que os ciclistas estão por todo o lado da cidade? Não é só achismo e  a ‘Reportagem da Semana’ deste domingo (7) vai mostrar que os números confirmam: as vendas de continue lendo…

Leia mais

Indústria da bicicleta assume compromisso de reduzir emissões de CO²

Aproveitando a COP26, líderes da indústria da bicicleta lançaram um compromisso conjunto de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa, chamada de “Shift Cycling Culture”, divulgou seu manifesto inicial assinado por CEOs continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas disparam em vendas no país

As bicicletas elétricas estão em alta. 2021 deve fechar como o ano com mais vendas desse veículo de mobilidade no Brasil. Mas o que diz quem faz uso uma bike elétrica? O g1 ouviu as continue lendo…

Leia mais

Mercado de bicicletas elétricas cresce 24,5% nos primeiros oito meses de 2021

Levantamento realizado pela Aliança Bike aponta produção e importação de mais de 26 mil e-bikes no período analisado. Se desde o ano passado o mercado brasileiro de bicicletas vem se ampliando consideravelmente, a mesma realidade continue lendo…

Leia mais

Ciclismo feminino ganha cada vez mais espaço, mas mulheres ainda têm que lidar com assédio nas ruas

A tradicional Paris-Roubaix terá sua primeira edição dedicada às mulheres. A estreia feminina era para ter acontecido em 2020, mas foi adiada no ano passado e também em abril deste ano. A participação das mulheres continue lendo…

Leia mais

Indústria da bicicleta ainda mais amiga do meio ambiente

Em tempos de conferência do clima, governos e empresas aproveitam para acelerar seus compromissos por um futuro de baixo carbono. Aproveitando a COP26, marcada para acontecer em Glasgow, na Escócia, o Bicicleta News Especial aborda continue lendo…

Leia mais
1 19 20 21 22 23 46