Economia

A economia (produção e distribuição de de bens para os membros da sociedade) é fator determinante para a ciclomobilidade, uma vez que o modelo econômico dominante restringe o uso da bicicleta, não obstante serem reconhecidas as vantagens econômicas deste veículo.

Praticamente todas as abordagens sobre a ciclomobilidade possuem relação com a economia, portanto esta seção do Observatório é bem diversa em seu conteúdo.


CONTEÚDO SOBRE ECONOMIA NO OBSERVABICI

O tema Economia consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

Notícias relacionadas

Uma ideia para ajudar a reduzir o trânsito: andar de bicicleta e receber 600 euros/ano

José Manuel Caetano está disponível para reunir com todos os partidos políticos e explicar detalhadamente o que querem dizer cada uma das propostas que a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta elaborou e espera continue lendo…

Leia mais

Bicicleta como transporte diário: possibilidade ou loucura?

Por Rodrigo Vargas. Há alguns dias conversava via mensagens com um amigo que está morando há aproximadamente dois anos em Portugal. Tentando não me alongar demasiadamente na resposta, tentei ser sucinto ao resumir nossa situação aqui continue lendo…

Leia mais

Governo Federal aprova redução de imposto de importação para componentes de bicicleta

Através do comitê-executivo de Gestão da CAMEX (GECEX) o Ministério da Economia aprovou, na última reunião do Comitê do ano de 2021, zerar temporariamente a alíquota do imposto de importação de quatro componentes de bicicletas: continue lendo…

Leia mais

Seguro bicicleta: veja se vale a pena contratar o serviço

Os seguros para as bicicletas surgiram recentemente como uma resposta à violência urbana que está presente em diversas cidades do Brasil e do mundo. Eles podem restituir na íntegra ou em partes o valor pago continue lendo…

Leia mais

Usuários de bicicleta aumentam em 2021

A população está cada vez mais usando a bicicleta ou a “magrela”, para se locomoverem dentro da rotina do dia a dia. Em 2021, o sistema de bicicletas compartilhadas Bike Rio registrou um aumento de continue lendo…

Leia mais

Europa abre espaço para reduzir imposto sobre bicicletas

O Conselho da União Europeia aprovou na semana passada mudanças nas regras para cobrança do VAT, imposto sobre valor agregado. Na prática, Estados membros da UE poderão reduzir ou até zerar suas tarifas do VAT continue lendo…

Leia mais

Bicicletas de carga vão dominar as cidades

Compras entregues na porta de casa em bicicleta já são uma realidade para muitas pessoas no Brasil e no mundo. Novos e antigos veículos vão tornar possível que cada vez mais entregas sejam feitas com continue lendo…

Leia mais

Bicicletas elétricas batem recorde de vendas no Brasil em 2021

As bicicletas elétricas bateram seu venda recorde no Brasil em 2021 antes mesmo do final do ano. Dados obtidos pelo g1 com a Aliança Bike, associação brasileira de empresas do setor de bicicletas, mostram que 35.722 unidades do veículo foram comercializadas de janeiro continue lendo…

Leia mais

Infraestrutura para o uso de bicicletas beneficia a economia local

Investir em estruturas voltadas para pedestres e ciclistas é solução para promover crescimento econômico nas cidades. Essa é a conclusão de um estudo que mapeou os ganhos de se construir ciclovias e espaços públicos de continue lendo…

Leia mais

Serviço de mecânica cresce 30% nas lojas de bicicletas em um ano

A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, a Aliança Bike, em uma parceria com o Itaú, divulgou na última segunda-feira, dia 8 de novembro, o resultado da Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas e continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22 45