Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Shows no drive-in: artistas falam sobre sensação de cantar para fãs em carros”

“Cada vez mais artistas estão fazendo shows drive-in. Mas eles ainda não se acostumaram totalmente com o som das buzinas e o piscar dos faróis dos primeiros shows no Brasil após a pandemia da Covid-19. continue lendo…

Leia mais

“Carros circulam dentro de shopping para compras”

“Um shopping de Botucatu, no interior de São Paulo, liberou a entrada de carros em seus corredores para a retirada de compras. As informações são da TV Record. O serviço de “drive-thru” foi inaugurado nesta continue lendo…

Leia mais

“Fortaleza ganha ampliação da rede cicloviária para possibilitar deslocamento ao ciclista”

“Fortaleza está ganhando uma ampliação da rede cicloviária para garantir mais segurança nos deslocamentos de ciclistas e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte da cidade. Serão mais 24,6 km de nova sinalização continue lendo…

Leia mais

“BH terá ciclovia provisória de 30 km durante a pandemia”

“Para tentar desafogar o transporte público e o trânsito durante o período da pandemia, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) criou uma extensa ciclovia que liga a região Oeste à região Leste da capital. O continue lendo…

Leia mais

“Pandemia faz disparar bicicletas nas cidades, revela OLX [em Portugal]”

“As duas rodas na cidade têm ganho adeptos – mais ainda pela pandemia. A pesquisa por “bicicleta” está no pelotão da frente do OLX, atingindo um pico em abril (93%), segundo o relatório do portal continue lendo…

Leia mais

“As bikes se tornaram opção de mobilidade”

“Seria uma nova “era de ouro do ciclismo”, como apontou o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson? Na Europa, quando as restrições ao isolamento começam a diminuir, vários países estão incentivando (ainda mais) o uso da bike para continue lendo…

Leia mais

“Com flexibilização de quarentena, vendas de bicicleta, skates e patins explodem [na OLX]”

“Com a flexibilização das regras de isolamento social, muitos brasileiros já têm começado a fazer algumas concessões. Praticar esportes ao ar livre, por exemplo, é uma delas. Tanto que a procura e as vendas de itens continue lendo…

Leia mais

“Ciclofaixas mudam conceito de mobilidade durante a pandemia [em Curitiba]”

“Curitiba está ganhando um novo conceito durante essa pandemia da Covid-19. São as ciclofaixas, que aumentam o espaço de circulação de pedestres e bicicletas nas vias urbanas, permitindo um maior distanciamento. A proposta vai além continue lendo…

Leia mais

La Paz: “Ciclovía Emergente: la Alcaldía suma 800 llantas y solicita más donaciones para llegar a 3.500”

“La Paz/AMN.- La Alcaldía paceña recolectó hasta el momento 800 llantas, producto de donaciones de empresas y personas particulares, para la implementación de la ‘Ciclovía Emergente’. Se pide mayor donación para llegar a 3.500 neumáticos, continue lendo…

Leia mais

“Como as experiências de urbanismo tático podem ajudar na retomada pós Covid-19”

“A crise da Covid-19 trouxe a necessidade de repensar a utilização dos espaços públicos e as diferentes formas de se locomover pela cidade. Para promover o distanciamento social e responder os desafios impostos pela pandemia continue lendo…

Leia mais
1 25 26 27 28 29 45