Especial: coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus

Monitoramento de casos de coronavírus

Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas

Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis

Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis

  • Campo Grande/MS – Coletivo Bici nos Planos Campo Grande:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
  • Brasília/DF – Rodas da Paz e Brasília para Pessoas ✅ Inscritas na Campanha:
    Envio de propostas para o Governo do Distrito Federal.
  • São Luis/MA – Pedal das Minas Inscrita na Campanha:
    Abaixo-assinado online para o poder público tomar medidas em favor da Bicicleta.
    Pacote de comunicação da campanha local.
  • Ribeirão Preto/SP – Mobiclicleta Inscrita na Campanha:
    Consulta aberta à comunidade para recolher propostas de ação da entidade e de reivindicações a serem entregues ao poder público local.
    – Elaboração e entrega de propostas para a prefeitura e vereadores para medidas de inclusão da bicicleta (ver postagem e documento).
  • Recife/PEAmeciclo Inscrita na Campanha:
    – Publicação do “A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos“, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis.
    Plataforma de pressão social por meio de envio de e-mails para autoridades públicas.
  • São Paulo/SP – Ciclocidade ✅ Inscrita na Campanha:
    Requerimento aos governos municipais e estaduais para a normalização dos serviços essenciais para ciclistas além de sugestões para melhorar a mobilidade dos trabalhadores durante a pandemia.
  • Blumenau/SCABC-Ciclovias Inscrita na Campanha:
    – Em parceria com a Associação EPAH e outras organizações,encaminhamento de recomendações à prefeitura orientando para a segurança a trabalhadores que utilizam a Bicicleta. Ver Ofício, abaixo-assinado e demais arquivos.
    – Elaboração da “Carta Aberta por vias cicláveis emergenciais“.
  • Vitória/ESColetivo Pedalamente Inscrita na Campanha:
    Apresentação de propostas para a prefeitura.
  • Belo Horizonte/MGBH em Ciclo:
    Vistoria e avaliação das ciclofaixas temporárias instaladas pela prefeitura da cidade.
  • Florianópolis/SCAmobici:
    – Requerimento ao governo estadual de Santa Catarina para que oficinas de bicicletas sejam consideradas serviços essenciais.
  • Curitiba/PRCicloiguaçu:
    Campanha para que a Prefeitura de Curitiba construa ciclofaixas provisórias, cujo principal meio é um abaixo-assinado. A Câmara Municipal de Curitiba aprovou uma sugestão ao executivo acompanhando a Cicloiguaçu.
  • São Paulo/SPSampaPé!:
    – Em parceria com a Ciclocidade e outras organizações, encaminhamento de requerimento de plano emergencial para a mobilidade ativa em São Paulo na campanha “Ruas Para a Mobilidade Ativa Durante a Pandemia“.

Eventos sobre mobilidade e coronavírus

Veja mais eventos na Agenda do ObservaBici

> Coloque na agenda:

  • Aguarde mais eventos…

> Assista a realização:

Mercado

Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)

Opinião e dicas de blogueiros/as

Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 ( também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade

Ciência

Pesquisas (para participar e conhecer)

  • Covid-19 e Mobilidade: pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Planejamento de Transporte e Engenharia de Tráfego da Universidade Tecnológica de Viena (Áustria) para compreender os impactos da pandemia na mobilidade urbana (em português)
  • Efeitos da Covid-19 sobre os padrões de mobilidade: pesquisa conduzida pelo Instituto de Movilidad da Espanha visando conhecer as futuras necessidades da mobilidade urbana em termos de modalidades e gestão (em espanhol)
  • Pesquisa com cicloentregadores: pesquisa conduzida pelo Instituto Aromeiazero para conhecer a realidade e para basear ações de apoio para estes trabalhadores
  • Efeitos da Covid-19 sobre o tempo destinado às atividades diárias: pesquisa conduzida por universidades da Inglaterra, Colômbia e Brasil busca conhecer os efeitos do Covid-19 no desenvolvimento das atividades cotidianas, especialmente das práticas de mobilidade

Eventos de ciclomobilidade adiados

Trabalho

Esporte e lazer

Monitoramento internacional

Legado da pandemia para a ciclomobilidade

Notícias relacionadas

“Na contramão do Vai de Bike, Tembici pede para que usuários do BikePE fiquem em casa”

“Para incentivar as pessoas a ficar em casa neste período de afastamento social, a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina, e o Itaú Unibanco fazem campanha para que seus usuários não utilizem as bicicletas caso não seja necessário. As empresas ainda anunciaram que, desde o dia 1º de abril, o usuário já cadastrado continue lendo...…

Leia mais

“Loja de bicicletas em Vitória faz reparos de graça para entregadores”

“Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.agazeta.com.br/es/gv/loja-de-bicicletas-em-vitoria-faz-reparos-de-graca-para-entregadores-0420 ou utilize os recursos oferecidos na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Rede Gazeta estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo digital e/ou do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Rede Gazeta (agenciaag@redegazeta.com.br). continue lendo...…

Leia mais

“De bicicleta, enfermeira entrega medicamentos para idosos em isolamento pelo coronavírus”

“Dizem que quem quer fazer, dá um jeito. É por isso que uma servidora da saúde pegou um capacete, luvas e uma mochila com medicamentos e saiu às ruas de bicicleta para entregar os remédios aos idosos que não podem sair de casa por conta do novo coronavírus. Cíntia do Rocio Costa, auxiliar de enfermagem da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que fica no Centro de Curitiba, uniu continue lendo...…

Leia mais

“O direito de ir e vir em meio à pandemia”

“Novo coronavírus propicia reflexão sobre mobilidade, o valor da livre locomoção e desafios ambientais futuros para manter a boa qualidade do ar no pós-quarentena. Partindo sempre do pressuposto de que a nossa maior prioridade neste momento é combater a proliferação do novo vírus e manter a nossa saúde, a dos nossos familiares e a de continue lendo...…

Leia mais

“Países estudam ampliar ciclovias para combater coronavírus”

“Com o avanço da Covid-19 em todo o mundo, as restrições impostas à circulação de pessoas se tornam cada vez mais rigorosas. Especialistas defendem que o isolamento é a melhor forma de conter a disseminação em escala do vírus e, por isso, até mesmo as atividades físicas precisam ser feitas dentro de casa ou, no máximo, no quintal, continue lendo...…

Leia mais

“Justiça determina que Rappi e iFood deverão dar auxílio financeiro a entregadores afastados por coronavírus”

“A Justiça do Trabalho de São Paulo determinou em decisão liminar (provisória) nestedomingo (5) que as plataformas de entrega Rappi e iFood paguem assistência financeira de ao menos um salário mínimo (R$ 1.045) aos entregadores afastados por integrarem grupos de risco, por suspeita de coronavirus ou por estarem com a doença. A decisão é válida continue lendo...…

Leia mais

“Prefeitura do Recife suspende Ciclofaixa de Turismo e Lazer”

“A ação foi anunciada pelo prefeito Geraldo Julio, e integra a soma de 112 ações do plano. Acompanhando as medidas do Comitê de Resposta Rápida ao Coronavírus, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife informa que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer está suspensa por tempo indeterminado. A ação foi divulgada na última continue lendo...…

Leia mais

“Ciclofaixa é suspensa por tempo indeterminado em Ribeirão [Preto]”

” A Ciclofaixa está suspensa por tempo indeterminado em Ribeirão Preto. A decisão passou a valer já neste domingo (22) por conta do novo coronavírus. Em nota, a organização da Ciclofaixa informou que a medida segue as orientações do Decreto Municipal, em que a prefeitura declarou, na última quinta-feira (19), situação de emergência na saúde continue lendo...…

Leia mais

“Pedalando para o resgate: entregadores de comida em Nova York enfrentam o coronavírus”

“Com os restaurantes e bares de Nova York fechados ao público devido ao contagioso coronavírus, sua população, que adora comer fora, depende agora de um exército de entregadores em bicicletas […] .” ___ Leia a matéria completa em sua publicação original. Veículo: UOL Notícias Data de publicação original: 18/03/2020 Endereço: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/03/18/pedalando-para-o-resgate-entregadores-de-comida-em-nova-york-enfrentam-o-coronavirus.htm

Leia mais

“Quarentena contra coronavírus aquece setor de delivery no Grande Recife”

” Com as pessoas reclusas por causa da quarentena contra o coronavírus, o serviço de delivery tem sido acionado com mais frequência. Embora as grandes empresas como iFood, Uber Eats e Rappi não informem dados que comprovem esse crescimento no fluxo, os entregadores que circulam pelas ruas do Grande Recife afirmam que têm trabalhado mais continue lendo...…

Leia mais
1 20 21 22 23