Coronavírus e ciclomobilidade

A pandemia do coronavírus (Covid-19) tem provocado enormes impactos ambientais, sociais, econômicos, políticos psicológicos sobre indivíduos, famílias, nações e natureza. Todos os setores sociais e todas as esferas da cultura são chamadas, neste momento, e por prazo ainda indefinido, a contribuírem para evitar a propagação da doença.

Assim, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, por meio do Observatório da Bicicleta, abre esta seção para informar, propiciar reflexão e atitudes e consultar a comunidade de ciclistas brasileiros a respeito.

Contribua com esta página enviando informações que contribuam com os ciclistas para que eles possam contribuir ainda mais neste momento.


Conheça e realize na sua cidade a Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis: incida sobre o poder público para a para a criação de medidas que facilitem o uso da bicicleta durante a pandemia – e após, na perspectiva de um legado positivo.


Informações oficiais sobre o coronavírus


Monitoramento de casos de coronavírus


Recomendações da ONU e OMS

  • ONU Habitat: recomendações Transporte Urbano COVID-19 para que o ciclismo e a caminhada sejam promovidos para reduzir o risco de disseminação do vírus e melhorar a saúde da população
  • OMS – Organização Mundial da Saúde: recomendações Movendo-se durante o surto de COVID-19 para andar de bicicleta e caminhar visando o distanciamento físico e a manutenção de exercícios físicos (docto direto aqui)

Checagem de notícias falsas


Posicionamentos de outras instituições cicloativistas

  • Bike Anjo: recomendação de isolamento e cancelamento de atividades da EBA – Escola Bike Anjo (ver lista de cidades)
  • Mobicicleta (Ribeirão Preto/SP): publicação do Manifesto Covid-19 e mobilidade ressaltando as vantagens da bicicleta para enfrentar a pandemia
  • Ameciclo (Recife/PE): publicação do A cidade que urge – Manifesto para retomada dos territórios urbanos, defendendo a mobilização de todos os ativos para a transformação da cidade em espaços mais humanos, democráticos e sustentáveis


Boas práticas de instituições cicloativistas

Conheça outras ações realizadas pelas organizações participantes Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis


Eventos sobre mobilidade e coronavírus

> Veja todos os eventos na Agenda:

> Insira seu evento na Agenda:

  • A Agenda da Ciclomobilidade é colaborativa. Insira seu evento neste Formulário.

> Eventos realizados selecionados:


Mercado



Acervo do ObservaBici (artigos, pesquisas etc.)


Opinião e dicas de blogueiros/as


Iniciativas de cidades brasileiras favoráveis à bicicleta

Observação: a suficiência, qualidade e efetividade destas iniciativas carecem de avaliação

  • Belo Horizonte/MG: planeja 30 km exclusivos para bicicletas e iniciou testes com marcações em pintura nas vias
  • Curitiba/PR: instalação de ciclofaixas temporárias e ampliação de calçadas
  • Fortaleza/CE: Plano de Mobilidade adaptado à convivência com a Covid-19 (também aqui)
  • Rio de Janeiro/RJ: estão sendo estudadas ciclorrotas experimentais para implementação na retomada das atividades
  • Vitória/ES: Prefeitura cria grupo de trabalho para discutir circulação na cidade após pandemia; Vitória promete mais nove ciclorrotas para reduzir aglomeração nos ônibus
  • São Paulo/SP: Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros

………>> Conhece mais alguma iniciativa?
……………Informe para o ObservaBici

………>> Inscreva-se na Campanha Bicicleta
…………..para Futuros Possíveis
, que fornece
…………..assessoria para organizações
…………..de ciclistas demandarem às
…………..suas  prefeituras por medidas que
…………..facilitem a ciclomobilidade


Ciência


Pesquisas (para participar e conhecer)


Eventos de ciclomobilidade adiados


Trabalho


Esporte e lazer


Monitoramento internacional


Legado da pandemia para a ciclomobilidade


Notícias relacionadas

“Busca por seguro para bicicletas sobe 38% durante pandemia”

” Com a flexibilização das regras de isolamento social, disparou a busca por bicicletas para lazer, exercícios e mesmo para locomoção, na tentativa de evitar aglomerações nos transportes públicos. Com isso, a procura por seguros para bicicletas continue lendo…

Leia mais

“Ciclismo: provas virtuais são a nova tendência”

“Os clubes do ciclismo já começam a fazer provas virtuais, para fazerem face à nova realidade resultado da pandemia Covid-19. Nestas competições, cada ciclista tem alguns dias para fazer um determinado percurso. Basta, por exemplo, que o GPS continue lendo…

Leia mais

“Bahia é terceiro estado mais seguro para pedestres e ciclistas”

“A Bahia tem a terceira menor taxa de morte de pedestres e ciclistas em acidentes de trânsito do país. O estado concentra um índice menor que a média nacional. O dado foi disponibilizado pelo Ministério continue lendo…

Leia mais

Campo Grande: “Grupo da Capital faz abaixo-assinado por ciclovias temporárias durante pandemia”

“Ciclistas de Campo Grande tentam junto à prefeitura da Capital a ampliação de ciclovias pela cidade. A ideia, de acordo com projeto lançado pelo grupo, é aumentar as possibilidades durante o período de pandemia e continue lendo…

Leia mais

“Trabalhadores usam bicicleta para evitar contaminação em ônibus”

“Acordar de madrugada, se arrumar, pegar a bicicleta e pedalar por cerca de 40 minutos de casa até o trabalho para encarar uma jornada na operação de máquinas pesadas. É assim a rotina de Uanderson continue lendo…

Leia mais

“Prefeitura de SP autoriza uso de Fundo Municipal em corredores de ônibus e ciclovias para deixar deslocamentos mais seguros em época de Covid-19”

“A requalificação de corredores de ônibus e novas ciclovias deve receber mais atenção da prefeitura de São Paulo para reduzir os riscos de contágio pela Covid-19 nos deslocamentos pela cidade. A SMT – Secretaria Municipal continue lendo…

Leia mais

“Hospital em Belém incentiva uso de bicicletas pelos colaboradores”

“Andar de bicicleta traz benefícios à saúde, com a prática de exercícios físicos, ao meio ambiente, por ser um método menos poluente, e pode ser uma ótima opção para evitar aglomerações em meio à pandemia. continue lendo…

Leia mais

“VÍDEO: durante pandemia, uso de bicicletas tem salto em Santa Maria”

“Durante a pandemia, Santa Maria também segue uma tendência nacional em relação a mobilidade urbana e prática esportiva: o aumento do uso da bicicleta. O fato é observável no dia a dia das ruas santa-marienses, continue lendo…

Leia mais

“O cicloturismo durante a pandemia”

“A Abeta (Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura) acaba de lançar o Manual de Boas Práticas Sanitárias no Turismo de Natureza, que engloba, dentre as diversas atividades ecoturísticas, o cicloturismo.  Fernando continue lendo…

Leia mais

“Pandemia aumenta demanda por bicicletas e ciclofaixas”

“A necessidade do distanciamento social e a aversão aos transportes públicos durante a pandemia de Covid-19 favoreceram um dos meios de transporte mais baratos e sustentáveis da atualidade: a bicicleta. Cientes da necessidade da população de continue lendo…

Leia mais
1 18 19 20 21 22 45