| | | | |

Ciclovias salvam vidas durante a pandemia

Um estudo feito na cidade de Arlington, nos EUA, mostrou que os investimentos feitos em ciclovias, em anos anteriores, trouxeram retorno positivo para a comunidade durante a pandemia em 2020.

Com menos carros nas ruas e velocidades mais altas dos automóveis, a pandemia também trouxe mais mortes no trânsito. Trata-se de uma realidade norte-americana, mas também brasileira.

Uma comunidade já muito favorável ao uso da bicicleta em tempos pré-pandemia, Arlington, no estado da Virgínia, foi exceção. Enquanto as mortes de ciclistas nos EUA cresceram 5% entre 2019 e 2020, o município de 240 mil habitantes não registrou nenhuma morte de ciclistas em 2020.

Mais importante ainda, os ferimentos causados por ocorrências no trânsito diminuíram 28% na comparação com a média dos 6 anos anteriores. O menor número de ciclistas feridos foi acompanhado por um aumento médio de 4% no número de viagens em bicicleta.

Para a realização da pesquisa foram utilizados os dados de 16 contadores automáticos de ciclistas instalados em 10 ciclovias segregadas e 6 ciclofaixas espalhadas pela cidade. Os dados foram cruzados com o levantamento das ocorrências de trânsito mapeadas pelo órgão de trânsito local.

Leia mais sobre como uma cidade com ciclovias é capaz de salvar vidas: https://bit.ly/CicloviasSalvamVidasVA

São Paulo teve aumento de mortes no trânsito durante a pandemia: https://bit.ly/TransitoPandemiaSP 

______

PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *