Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Saiba porque a reforma do CTB coloca em risco pedestres e ciclistas

No dia 14 de outubro, a sanção do PL 3267/2019 (PL da Morte) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 14.071/2020 entrará em vigor em 180 dias. Este projeto de lei alterou continue lendo…

Leia mais

Eleições 2020: Campanha cobra propostas sobre mobilidade urbana

O coletivo de ciclistas Pedal Sonoro lançou a campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020 pra discutir o transporte. A ideia é debater alternativas para mobilidade urbana com candidatos de todo país. Clique aqui para saber como sintonizar a continue lendo…

Leia mais

Em Niterói (RJ), ciclistas lançam propostas de mobilidade sustentável à candidatos

“A campanha já sugere um conjunto de propostas para as candidaturas. Em Niterói, vamos avaliar estas propostas e inserir outras demandas locais, algumas que já constam na ‘Carta-Compromisso pela Mobilidade Ativa‘, elaborada na campanha realizada continue lendo…

Leia mais

Niterói lança nesta quarta (7) a Campanha Mobilidade nas Eleições

Para que os benefícios sociais, ambientais e econômicos da mobilidade sustentável –  caminhada, transporte público e bicicleta – sejam reconhecidos pelo poder municipal, é necessário sensibilizar o conjunto de eleitores para apoiar candidaturas comprometidas com continue lendo…

Leia mais

Campanha ‘Mobilidade Sustentável nas Eleições’ é lançada

A campanha é de caráter nacional e em Niterói está sendo articulada pelo coletivo. É fundamental debater e discutir com as candidaturas, alternativas para a mobilidade urbana. Esta questão é ainda mais importante devido à continue lendo…

Leia mais

Bike é o meio mais barato, saudável e essencial para fugir de aglomeração

Nas ruas de Belém é cada vez maior o número de pessoas circulando de bicicleta. Com a pandemia da Covid-19, deixar as aglomerações segue sendo uma das principais formas de se evitar o contágio e continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: No Recife, a bicicleta ainda é coadjuvante

Quando o assunto é ciclomobilidade, não é necessário sequer mostrar números para evidenciar a distância que separa o Recife, capital pernambucana, de Fortaleza, a capital do Ceará que, mesmo sendo nordestina, trabalha para virar a continue lendo…

Leia mais

Exemplo de Fortaleza: A revolução da ciclomobilidade

Um tapa na cara. Assim podem ser vistos os ensinamentos que Fortaleza, no Ceará, tem dado ao País em relação à mobilidade urbana, especialmente à ciclomobilidade. A capital cearense, diferentemente da pernambucana – embora nordestina continue lendo…

Leia mais

UCB disponibiliza ferramenta para pressionar prefeituras na pandemia

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, através da sua Campanha Bicicleta para futuros possíveis, coloca à disposição das organizações interessadas a ferramenta de pressão do Bonde. A Campanha assessora organizações da sociedade civil continue lendo…

Leia mais

Ciclistas cobram de candidatos medidas de mobilidade sustentável

As Eleições 2020 são uma boa oportunidade para discutir ideias para os próximos anos. Pensando nisso, a Ciclofran (Associação dos Ciclistas de Franca) está promovendo a campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições”, em Franca. Apoiada pela continue lendo…

Leia mais
1 21 22 23 24 25 34