Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Associação Chopinzinhense de Ciclismo lança projeto “Trânsito Legal”

Com a constante evolução do Ciclismo Nacional, Estadual e Regional a Associação Chopinzinhense de Ciclismo – AChoc, cumprindo seu Estatuto Social, representando seus associados e demais ciclistas, lançou na tarde de quinta-feira (05), o projeto continue lendo…

Leia mais

Mobilidade urbana: o ir e vir que leva além

Milhares de prefeitos eleitos terão, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o desafio de tornar melhor a vida das pessoas em cada um dos quase 6 mil municípios brasileiros. De todas as continue lendo…

Leia mais

Coletivo quer compromisso de candidatos com mobilidade

O Coletivo ParáCiclo iniciou no último domingo (1º), a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, com o objetivo de fortalecer o comprometimento de candidatos aos pleitos municipais quanto às questões de mobilidade urbana em Belém e continue lendo…

Leia mais

Ciclistas do DF fazem protesto por segurança no trânsito nesta quinta-feira

A ONG Rodas da Paz, com apoio de grupos de pedal do DF e do Entorno, organiza uma manifestação contra a morte de ciclistas no trânsito. O protesto ocorrerá na próxima quinta-feira (5/11), às 13h, em continue lendo…

Leia mais

Grupo de ciclistas dá nova vida às bicicletas da Uber que iriam para a sucata

Em Maio deste ano, notícias na imprensa internacional davam conta de que a Uber iria enviar para a sucata dezenas de milhares de bicicletas eléctricas Jump – marca que criou para entrar numa nova área continue lendo…

Leia mais

Ciclistas enfrentam dificuldades para utilizar vias exclusivas

Lixos, entulhos, pedestres e carros. Esses são alguns dos obstáculos que os ciclistas têm que desviar durante a utilização das vias exclusivas para bicicletas. O espaço dedicado àqueles que preferem circular pela cidade ao ar continue lendo…

Leia mais

ONG homenageia ciclistas mortos em ruas do DF com ‘ghost bikes’

A ONG Rodas da Paz fará uma homenagem a ciclistas vítimas de acidentes fatais no Distrito Federal, neste domingo (18). A ação é em memória aos ciclistas Ricardo Aragão, Francisco de Sales e Maurício da Cruz (veja horários abaixo). Raphael Barros Dorneles, continue lendo…

Leia mais

Ciclistas lançam Carta de Mobilidade Sustentável para ser entregue a candidatos a prefeito e vereador no Recife

Uma Carta de Mobilidade Sustentável foi lançada neste domingo (18), no Recife, por associações de ciclistas, pontuando prioridades que esperam ver colocadas em prática pelos futuros prefeito e vereadores da capital pernambucana, escolhidos nas Eleições 2020. O continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem respeito no trânsito, em São Gonçalo

Um grupo de ciclistas realizou, na manhã deste domingo (18), um ato para conscientizar os motoristas sobre o respeito à lei de trânsito que recomenda uma distância mínima de 1,5m deles. A ação aconteceu na continue lendo…

Leia mais

Ghost bikes: Rodas da Paz homenageiam ciclistas mortos nas ruas do DF

No próximo domingo (18/10), a ONG Rodas da Paz prestará uma homenagem aos ciclistas Ricardo Aragão, Francisco de Sales e Maurício da Cruz, mortos no trânsito do Distrito Federal. Na ocasião, serão instaladas três “ghost bikes” próximo continue lendo…

Leia mais
1 20 21 22 23 24 34