Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Ghostbikes homenageiam ciclistas mortos e alertam para o respeito à vida

Quem passa pelas vias de Brasília com certeza já viu uma bicicleta branca com flores e enfeites às margens das vias. Mas o que elas querem dizer? Conhecidas como ghostbikes, a iniciativa faz parte de continue lendo…

Leia mais

Observatório da Bicicleta contrata Assistente de Conteúdo

A UCB – União de Ciclistas do Brasil contrata Assistente de Conteúdo para realizar trabalho de inserção de publicações no Acervo do Observatório da Bicicleta, um projeto do seu GT Pesquisa, entre outros serviços. O continue lendo…

Leia mais

Viagens de bicicleta crescem 50% em periferia da capital

Ao término da ação ficou claro o motivo do intenso trabalho desses voluntários que se revezaram no local durante um período de 14 horas: eles registram o fluxo de 1.184 ciclistas. A contagem fez parte continue lendo…

Leia mais

Família de jovem atropelada segue na luta pelos direitos dos ciclistas

Reportagem televisiva. A morte da ciclista e ativista Marina Kohler em São Paulo chamou a atenção do país depois que o atropelador deixou a delegacia pela porta da frente. Neste domingo (15), o motorista foi continue lendo…

Leia mais

Apenas uma parte dos candidatos a prefeito de Belém adere compromisso com a mobilidade

Cinco candidos a prefeito de Belém assinaram a Carta- Compromisso com a Mobilidade Sustentável, elaborada pelo Coletivo ParáCiclo, que desenvolve a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições em Belém. Eles se comprometeram com a necessidade de melhorar continue lendo…

Leia mais

Por que as cidades são tão hostis às mulheres?

Marina Harkot, pesquisadora e cicloativista, foi morta em crime de trânsito no sábado, em SP. Leia um de seus artigos, em que analisa deslocamentos femininos na metrópole — em especial os riscos e dificuldades de continue lendo…

Leia mais

Morte de cicloativista Marina Harkot gera comoção e pedido por justiça

A morte da cicloativista Marina Kohler Harkot, 28 anos, na madrugada do último domingo, 8, em São Paulo, causou comoção e revolta, além de pedidos por justiça e melhores políticas de mobilidade urbana. A jovem era continue lendo…

Leia mais

Ciclista de 28 anos morre atropelada em SP; motorista fugiu

A pesquisadora e cicloativista Marina Harkot, 28, morreu no início da madrugada de hoje após ser atropelada enquanto andava de bicicleta em uma via do bairro de Pinheiros, em São Paulo. Ela não resistiu e continue lendo…

Leia mais

Homenagem à ciclista Marina Kohler Harkot, morta por atropelamento na zona oeste de São Paulo

“Ato também foi para protestar contra mortes no trânsito; motorista fugiu sem prestar socorro”. Veja as fotografias na publicação original.

Leia mais

Associação Chopinzinhense de Ciclismo lança projeto “Trânsito Legal”

Com a constante evolução do Ciclismo Nacional, Estadual e Regional a Associação Chopinzinhense de Ciclismo – AChoc, cumprindo seu Estatuto Social, representando seus associados e demais ciclistas, lançou na tarde de quinta-feira (05), o projeto continue lendo…

Leia mais
1 19 20 21 22 23 34