Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Participe da 1ª Oficina de elaboração do Regimento do Fórum Mundial da Bicicleta

O FBM – Fórum Mundial da Bicicleta sempre foi realizado de forma democrática, mas por sua complexidade e importância e para evitar sua distorção, reconhece-se a necessidade de maior segurança institucional e regulatória. Sob coordenação continue lendo…

Leia mais

O que é o Programa Bicicleta Brasil?

A falta de segurança para ciclistas já causou mais de 20 mil mortes ao longo dos último 15 anos, segundo o Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM). E, de acordo com o texto Cidades Cicláveis, continue lendo…

Leia mais

Argo Seguros é a nova patrocinadora institucional do Aromeiazero

O Aromeiazero conta, a partir de agora, com o patrocínio institucional da Argo Seguros. A maior seguradora especializada em bikes do Brasil e a primeira a investir no Aro. Foi pensando em fomentar e estimular continue lendo…

Leia mais

Pedal Materno, prazer ou uma necessidade?

Artigo de Melissa Nogushi para a coluna Canal Aberto da UCB – União de Ciclistas do Brasil. A pergunta puxa uma reflexão sobre a vivência das mães nas cidades, com destaque para a forma que continue lendo…

Leia mais

Chamada para artigos – Pesquisa sobre mobilidade na América Central e do Sul

Os estudos sobre mobilidade são realizados e publicados em vários idiomas. Contudo, o inglês é a língua dominante de fóruns internacionais e de publicações acadêmicas de prestígio – reflexo de uma profunda desigualdade nas práticas continue lendo…

Leia mais

Durante a pandemia, capixabas optam pelas bicicletas

Levantar às 7 horas, preparar o café da manhã, passar na casa da mãe e subir na bike. Desde o início do ano, este tem sido o dia a dia de Antônio Marx, servidor público continue lendo…

Leia mais

Bicicleta é o meio de transporte que se associa com mais benefícios à saúde, diz estudo

Em estudo liderado pelo Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) a bicicleta aparece como o meio de transporte que se relaciona com o maior número de benefícios para a saúde, estando associada a uma continue lendo…

Leia mais

Ciclistas pedem estrutura cicloviária na concessão de rodovia

Nesta quinta-feira (6), a Frente Parlamentar sobre o Pedágio, formada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), vai realizar uma audiência pública para debater a inclusão de infraestrutura cicloviária no novo projeto de concessão de rodovias. Um documento continue lendo…

Leia mais

Ciclistas de todo país pedem apoio para ampliar uso da bicicleta como transporte sustentável e incremento na economia individual

De acordo com levantamento da União de Ciclistas do Brasil (UCB), 14 milhões de brasileiros usam a bicicleta como meio de transporte. A UCB existe há 13 anos, tem 6 grupos de trabalho e 5 continue lendo…

Leia mais

Prorrogadas as inscrições para o Fórum Mundial da Bicicleta até 19/05

O 10º Fórum Mundial da Bicicleta – FMB10 será realizado em Rosário, na Argentina, entre 8 e 12 de setembro de 2021 e já estão abertas as inscrições para quem desejar apresentar trabalho. Devido à continue lendo…

Leia mais
1 16 17 18 19 20 34