Boas práticas

As organizações da sociedade civil, sobretudo as do ramo do cicloativismo (defesa e promoção da ciclomobilidade) realizam uma grande quantidade de atividades para promover a bicicleta.

Diversas destas atividades podem ser consideradas boas práticas (atividades exitosas, experiências com bons resultados) e podem ser replicadas por outras organizações em outros locais, desde que sejam fornecidas orientações (metodologia, tutorial, materiais de apoio etc.) para tanto.

Nesta seção, o Observatório reúne e disponibiliza boas práticas de organizações que as criaram, aperfeiçoaram ou apenas elaboraram o tutorial.

Esta seção está em fase inicial de instalação e se beneficiará de aprimoramento constante.


INSIRA SUA BOA PRÁTICA

Para enviar para o Observatório uma Boa Prática, acesse o formulário abaixo – são válidas boas práticas realizadas por organizações (associações, coletivos informais) que possam ser replicadas por outras organizações.

Para encontrar boas práticas do seu interesse, acesse a relação logo a seguir.


ACERVO DE BOAS PRÁTICAS

Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições

Campanha para influenciar candidaturas as cargos do poder executivo e legislativo a incluírem a bicicleta, a mobilidade a pé, o transporte público coletivo e a acessibilidade nos seus programas de governo ou de legislatura

Campanha Bicicleta nos Planos

Campanha para inserir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana do seu município

Ciclomapa

Plataforma para a inserção da localização da infraestrutura cicloviária em cidades brasileiras

Acervos sobre mobilidade urbana

Acervo de publicações, vídeos, projetos e outras produções para subsidiar o trabalho das organizações e para instruir a opinião pública

Cicloentrega para idosos durante a pandemia

Entrega de mercadorias de forma gratuita por ciclistas voluntários para idosos em situação de isolamento físico durante a pandemia por coronavírus

Ideciclo – Índice de Desenvolvimento Cicloviário

Metodologia de avaliação de infraestrutura cicloviária permitindo o acompanhamento da evolução e a comparação da infraestruturas das cidades


CONTEÚDO SOBRE CICLOATIVISMO NO OBSERVABICI

O tema Cicloativismo consta em Publicações, Leis e Audiovisuais do Acervo, em Eventos da Agenda, nas Notícias e em outras seções do Observatório da Bicicleta. O ObservaBici é colaborativo: envie seu conteúdo.

PESQUISE CICLOTIVISMO

INSIRA CICLOATIVISMO

Notícias relacionadas

Podcast Entrevista é Nacional: a bicicleta como meio de transporte

A cidade de São Paulo tem a meta de ampliação do uso de bicicletas, essa migração modal é aliada à agenda de mudanças climáticas. E para monitorar a quantidade e o uso dos bikes, a continue lendo…

Leia mais

Inscreva seu trabalho no Bicicultura Belém 2022

Debater sobre bicicleta, seus benefícios e desafios nos move na direção do futuro, futuro que queremos pra já! Urgentemente. A mitigação de crises no transporte público, emergências climáticas, educação, direito à cidade, saúde … todas continue lendo…

Leia mais

Debates apontam caminhos para solucionar falta de bicicletários na cidade de São Paulo

As conversas acontecerão às 19h dos dias 13, 19 e 26 de abril através das redes sociais do Instituto Aromeiazero. O Instituto Aromeiazero em parceria com a Ciclocidade e apoio do Itaú Unibanco irá realizar continue lendo…

Leia mais

A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão

Assim é Brasília – Por David Duarte. A impunidade continua: STJ anula condenação do motoristas que matou o ciclista Raul Aragão. Lentidão da justiça retroalimenta cometimento de crimes no trânsito.

Leia mais

Como as grandes cidades monitoram o aumento do uso de bicicletas? Estudo da Ciclocidade te conta

A Ciclocidade lançou nesta quarta-feira, 30 de março, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o caderno “Como grandes cidades do mundo monitoram o aumento de viagens em bicicleta?”. A pesquisa analisou como as continue lendo…

Leia mais

UCB recebe dois “Selos do Programa Bicicleta Brasil” do Ministério do Desenvolvimento Regional

A União de Ciclistas do Brasil recebeu, em 15 de fevereiro deste ano, dois Selos do Programa Bicicleta Brasil concedidos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. O primeiro selo foi em função dos Programas, Projetos e continue lendo…

Leia mais

De ‘biciclotecas’ a aulas na escola, um futuro a ser ensinado sobre duas rodas

O vídeo de um comboio de crianças de bicicleta a caminho da escola em Barcelona viralizou nas redes sociais neste ano. Por lá, há algumas “linhas” por vias da vizinhança até a unidade escolar, iniciativa continue lendo…

Leia mais

O que você precisa saber para andar de bicicleta em segurança

Com a alta dos preços dos combustíveis e a crise no setor de transportes públicos, cada vez mais moradores do Rio estão optando pelas bicicletas para se deslocar. O presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo continue lendo…

Leia mais

Pedaleira – Notícias do Observatório da Bicicleta – Exibido em 23/03/2022

O programa Pedaleira traz as principais notícias do Observatório da Bicicleta, com Patrícia Valverde e Fernando Rosenbaum. O programa tem apoio da Bicicletaria Cultural e do Ciclo Iguaçu.  

Leia mais

Quantos ciclistas vão ter de morrer no trânsito da Grande Vitória?

A morte de mais um ciclista, ocorrida na noite da última terça-feira, 15, na capital, somada a outros casos de pessoas que perderam a vida sobre duas rodas, despertou o sentimento de revolta em muitos continue lendo…

Leia mais
1 8 9 10 11 12 34