Perspectivas do uso da bicicleta em trilhas públicas e circuitos de cicloturismo

Data do início do evento

01/10/2021

Hora do evento

15:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

Câmara de Vereadores de Florianópolis

Palavra chave 1

Cicloturismo

Palavra chave 2

circuitos

Palavra chave 3

Legislativo

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Palavra chave 5

Unidades de Conservação

Descrição

Seminário “Perspectivas do uso da bicicleta em trilhas públicas e circuitos de cicloturismo”*

Na próxima sexta-feira (01/10) acontece a reunião ordinária da Frente Parlamentar Ambientalista e Seminário “Perspectivas do uso da bicicleta em trilhas públicas e circuitos de cicloturismo”.

O evento acontecerá de forma híbrida na Câmara Municipal de Florianópolis, a partir das 15:00 horas.

Desde 2006, o potencial para cicloturismo em SC ganhou projeção nacional com a criação do Circuito Vale Europeu, na região de Timbó. Com a repercussão da iniciativa, outros roteiros e circuitos com percursos de bike foram criados, consolidando uma economia verde que celebra a vocação das vertentes de turismo rural e de natureza em nosso privilegiado Estado.

Em Florianópolis, embora não haja ainda um circuito sinalizado para Cicloturismo como outros pelos menos 7 já existentes em SC, há um forte movimento da social civil organizada em realizar o manejo, conservação e sinalização de trilhas pré-existentes, integrando iniciativa nacional em criar uma extensa Rede Brasileira de Trilhas para uso multimodal (bicicletas e caminhantes).

Destaca-se ainda a existência de empreendimentos de turismo, guias especializados e fabricantes de acessórios focados no segmento do cicloturismo já consolidados e em atividade na cidade.

Na soma dos ambientes favoráveis a um turismo não sazonal, ecológico e promotor de saúde pública, nossa Ilha encontra uma condição de destaque, por abranger tanto os caminhos urbanos cicláveis que conectam praias, bairros e demais atrativos, quanto trilhas notáveis que propiciam um mergulho na história da cidade aliado ao desafio da técnica pelos amantes de MTB e cicloviajantes em geral.

Para traçar políticas públicas, incluindo as UCs convidamos:

🚵 Márcio Prado, sócio diretor da Zoom Natural Turismo e Eventos

🚴 Arlete Regilene Scoz – Turismóloga, gestora de Cultura, Esporte e Turismo no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI

🚵 Renata Falzoni – Night Biker’s Club do Brasil

🚴 Pedro da Cunha e Menezes é fundador da Trilha Transcarioca e diretor da Rede Brasileira de Trilhas.

O seminário será transmitido pelo canal do YouTube da Câmara Municipal de Florianópolis
📲