Mulheres negras no front: mobilidade urbana e direito à cidade nas periferias do Brasil

Data do início do evento

10/07/2020

Hora do evento

18:00

Tipo do evento

Online

Local do evento

Online

Instituição organizadora

Pedal na quebrada

Palavra chave 1

Direito à cidade

Palavra chave 2

Gênero

Palavra chave 3

Inclusão social

Palavra chave 4

Mulher

Palavra chave 5

Periferia

Descrição

LIVE: MULHERES NEGRAS DO FRONT: mobilidade urbana e direito à cidade nas periferias do Brasil
⏱Sexta-feira – 10/07 – 18h
📍 Transmissão no canal do Instagram do @pedaldaqubrada
Pedal na Quebrada e Bicycle Mayor SP convidam:
ℹ️As mulheres negras sempre estiveram a frente das lutas de seu povo, e por muitas vezes invisíveis na história contada. As famílias estão mais e mais alicerçadas por mulheres, e por sermos a maioria da população feminina do Brasil, também somos as mulheres negras as “chefes de família”. Mas as lutas ultrapassam o lar, e avançam sociedade adentro, na militância por Direitos Sociais surrupiados do usufruto da maioria dessa população negra, em destaque, a população feminina. Entre tantos acometimentos sociais, a Mobilidade Urbana demonstra todas as intersecções da sociedade, em que sem soluções atinge a população no primeiro direito: a Vida.
Partindo de suas atuações na Saúde, Projetos Sociais e Mobilidade Urbana, Jô Pereira terá um papo bom com duas mulheres potentes:
a belenense cicloativista Ruth Costa, e Sarah Marque-recifense ativista dos Direitos Humanos, num papo da mobilidade urbana ao Direito à Cidade.
🔹Jô Pereira:
Paulistana, mãe de Maria Julia, Educadora Física, Pós-graduada em Arte Integrativa, Artista Cênica, idealizadora do Pedal na Quebrada, Mapa Pedal Afetivo, Mapa Afetivo da Mobilidade Ativa, “Prefeita da Bicicleta de SP” Bicycle Mayor SP, Dir. Geral da Ciclocidade (Associação de Ciclistas Urbanos de SP), integrante do Mujeres en Bici LatinAmerica. Ativista na Mobilidade nas intersecções de Territórios, Gêneros e Etnias, feminista negra, cicloativista.
🔹Ruth Costa
Mulher Negra, Belenense, mãe de 4 filhos,1 neto ,empregada doméstica, diretora administrativa da UCB (União de Ciclistas do Brasil), voluntária da rede Bike Anjo, integrante do projeto Pedala Mana e Coletivo Paraciclo, cicloativista.
🔹Sarah Marques
Mulher Negra, Recifense, mãe dos gêmeos Juliana e Rafael, mãe solo, Co-fundadora do coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, educadora popular no CPDH (Centro Popular de Direitos Humanos) e Bolsista no fundo Baobá programa Mariele Franc, ativista de Direitos Humanos.