Fórum Mobilidade Ativa

Data do início do evento

03/11/2020

Data do final do evento

07/11/2020

Tipo do evento

Online

Local do evento

Online

Instituição organizadora

Cicloiguaçu e instituições de ensino de Curitiba

E-mail para contato

forummobilidadeativa@gmail.com

Palavra chave 1

Mobilidade ativa

Palavra chave 2

UCB

Descrição

Terça 3/11

Abertura do FMA 2020

Organização do FMA 2020

17h duração: 1h

Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis

Ana Carboni – UCB

18h duração: 1h

Apresentação da Campanha Bicicleta para Futuros Possíveis
Buscando melhorias das condições de uso da bicicleta como modo de mobilidade e de transporte durante e após a pandemia, a União de Ciclistas do Brasil está desenvolvendo a campanha Bicicleta para Futuros Possíveis, composta de duas frentes: nacional, com ações dirigidas às instituições nacionais; e local, através do fornecimento de assessoria para que instituições locais ajam neste sentido em seus municípios.
Neste evento a UCB fará uma breve apresentação sobre a campanha e um bate-papo sobre ações locais.

Instituições de Ensino Superior, grandes polos geradores de trânsito: Como minimizar o impacto?

Belotto, Ciclovida/UFPR; Jussara Maria Silva e Márcia Bernardinis

19h

Participe da Roda de conversa: Instituições de ensino superior, grandes polos geradores de trânsito: Como minimizar o impacto?, Mediada por José Belotto com a participação de Jussara Silva e Márcia Bernardinis.
As Universidades têm obrigação de quebrarem paradigmas e estarem na vanguarda das transformações que a sociedade precisa.
Gerar a mudança por meio das ações de ensino, de pesquisa e de extensão e ainda educar pelo exemplo, e com a mobilidade urbana não é diferente, temos que praticar o que ensinamos.

Quarta 4/11

12 Propostas para São Luís Enfrentar a Pandemia de Bicicleta

Pedal das Minas São Luís – Jaana

10h duração: 1h

São Luís é a 2ª capital com menor km de ciclovias do Brasil e mesmo com um Plano de Mobilidade com medidas que priorizam a bicicleta como transporte, não houveram mudanças na cidade. Cansadas disso, mulheres e integrantes da Pedal das Minas São Luís promoveram a Campanha Bicicleta Para Futuros Possíveis idealizada pela UCB Brasil para mobilizar quem utiliza e quer começar a usar a bicicleta na cidade para priorizar as políticas públicas municipais de mobilidade e dialogar com o governo municipal.
Saiba como a campanha foi desenvolvida de forma participativa com ações online para chegar nas “12 Propostas para São Luís enfrentar a Pandemia de Bicicleta”, desenvolvidas por uma grupo de trabalho formado apenas por mulheres.

Perfil do Ciclista Maringá + Mapeamento de Ciclistas na Região Metropolitana de Curitiba

Laís Barbiero, UFSC / Patrícia Valverde, Cicloiguaçu

11h duração: 1h

Apresentação do resultado de pesquisa de mestrado da Laís Barbiero com foco no perfil dos ciclistas de Maringá – PR e do mapeamento de ciclistas da Região Metropolitana de Curitiba, realizado pela Cicloiguaçu em 2020.

Bike Anjas do Brasil

Luciana Souza, Bike Anjas

14h

Assista a palestra sobre as Bike Anjas! Vamos unir mulheres em prol da mobilidade por meio da bicicleta.

Projeto Corrida Amiga online: Explorando a mobilidade a pé conectados virtualmente

Arthur/Instituto Corrida Amiga

16h

Por conta da necessidade de distanciamento físico, o Instituto Corrida Amiga elaborou mais uma forma de estar conectado virtualmente com as instituições parceiras! Com o objetivo de sensibilizar estudantes das escolas públicas sobre a necessidade de espaços urbanos mais saudáveis, acessíveis e caminháveis, desenvolvemos atividades onlines lúdicas e divertidas para levar a mobilidade a pé e o espaço público para o ambiente virtual.
Como forma de inspirar e multiplicar as ações convidamos todos e todas a participarem do workshop e entenderem na prática as atividades desenvolvidas!

Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade Por Bicicleta

UCB – Yuriê

18h duração: 1h

Venha conhecer e contribuir com a construção da agenda 2030 da bicicleta! Nessa atividade abordamos a promoção da bicicleta no Brasil para construção da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta com o objetivo de tornar o Brasil um país amigo da bicicleta até 2030. Essa estratégia será base para regulamentação do Programa Bicicleta Brasil, instituído pela Lei Federal 13.724/2018.

Oficina de Conforto das Bike Anjas

Bike Anjo – Vivian

19h30 duração: 1h

Quem não procura uma amiga quando está com dúvidas? Então, mulher, vem com a gente! Como escolher uma bicicleta? Ou o que é essencial carregar na sua bicicleta? As Bike Anjas são um grupo de mulheres da rede Bike Anjo que promovem o uso da bicicleta para construir cidades acolhedoras, seguras e igualitárias para todes.
E como fazer isso? Para estimular mais mulheres a usar bicicleta nos deslocamentos diários, construímos uma oficina prática que vai levar novas possibilidades a quem não se sente confortável em pedalar no dia a dia, e ainda abrir um canal de diálogo sobre como incorporar a bicicleta no dia-a-dia. Você quer ouvir ou compartilhar dicas de como pedalar? Vamos juntas? “Uma cidade que é segura para as mulheres, é segura para todos”.

Quinta 5/11

Mapeamento colaborativo para o CicloMapa

UCB – Felipe

10h duração: 2h

Já conhece o CicloMapa? O mapa cicloviário da sua cidade está bem completo lá? Caso não esteja, quer contribuir para melhorar o mapeamento? Então venha aprender como fazer!

Andar a pé eu vou: caminhos para a defesa da causa no Brasil

Projeto como anda – Silvia Stuchi

14h duração: 1,5h

Entendendo as eleições municipais previstas para acontecerem no Brasil em 2020 como um momento oportuno para incidir nos espaços de sensibilização e de formulação de políticas públicas democráticas, foi lançada recentemente a publicação online ANDAR A PÉ EU VOU: CAMINHOS PARA A DEFESA DA CAUSA NO BRASIL, desenvolvida no âmbito do projeto Como Anda com a colaboração de especialistas e organizações que atuam no tema da mobilidade ativa.

O material reúne uma série de experiências nacionais e também conta com uma seleção de táticas e ferramentas identificadas e amplamente utilizadas nos estudos de caso para fortalecer o tema na agenda política. Vamos explorar juntos e juntas formas de defender a causa da mobilidade a pé no Brasil?

Carona a Pé – Caminhando juntos até escola

Renata Morettin

15h duração: 1,5h

Quando uma criança caminha, ela faz inúmeras descobertas e se apropria da cidade em que vive. Se você também acha que, ao caminhar, podemos construir uma nova relação com a cidade, participe do nosso encontro!

Primeira infância e o direito à cidade

Manu Saudades, Ameciclo; Rogério Morais, PIPA

17h duração: 1h

Neste painel, vamos discutir a relação entre primeira infância e o direito à cidade sob o viés da mobilidade.

Gestão Estratégica de Marcas Sustentáveis

E-Moving Mobilidade Urbana – Flávia e Alexandre

18h30 duração: 1h

Venha conhecer a construção e estratégia de marca da empresa pioneira em assinatura de bicicletas elétricas no país! Como transformar a vida das população através da reinvenção da rotina das pessoas com a mobilidade inteligente, sustentável e elétrica.

Sexta 6/11

Como a mobilidade por bicicleta pode apoiar os grupos de risco da pandemia

Meli Malatesta

10h duração: 1h

Você acredita na bicicleta como solução para mobilidade?
Vamos refletir juntos sobre como ela é importante na atual realidade pandêmica e pós pandêmica.

ODKV uma bicicleta acessível

Bárbara Barbosa, Bike Anjo

14h duração: 1h

Já parou para pensar quão diversos somos, assim as bicicletas deveriam ser. Venha conhecer uma bicicleta que cego guia e todos podem sentir o ventinho no rosto!

Projeto Acesso à Oportunidades

IPEA – João Pedro Bazzo

16h30 duração: 1h

Como é o acesso da população  à oportunidades de trabalho, serviços de saúde e educação nos maiores centros urbanos do Brasil? O Projeto Acesso a Oportunidades é uma pesquisa coordenada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e que visa compreender a condições de transporte e de desigualdades de acesso a oportunidades nas cidades brasileiras.

A presente atividade vai apresentar os resultados da primeira edição do projeto (2019), que inclui estimativas de acessibilidade por modos de transporte ativo (a pé e de bicicleta) para as 20 maiores cidades do país, e por transporte público para 7 grandes cidades (dentre elas Curitiba). Além disso, será apresentado os métodos e as bases de dados utilizados para calcular os níveis de acessibilidade em alta resolução espacial e desagregados por grupos socioeconômicos segundo nível de renda e cor/raça.

Os resultados e bases de dados do projeto compõe um rico material que pode ser utilizado para guiar o planejamento e avaliação de políticas públicas que promovam cidades sustentáveis e inclusivas.

A importância da Via Calma como mudança de hábito nos deslocamentos urbanos de Curitiba

Antonio Miranda, Cicloiguaçu

17h30 duração: 1h

Via Calma, um dia você ainda vai pedalar nela! Acompanhe a apresentação pelo Youtube.

Design e Cidades: Projetos que reconectam Pessoas ao Espaço

18h30 duração: 1h

Sábado 7/11

Mobilidade Sustentável nas Eleições 2020

Kelly Fernandes e Silvia Stuchi

10h duração: 1h

A campanha “Mobilidade Sustentável nas Eleições” convida todas e todos a participarem da roda de conversa! Vamos discutir, por meio de experiências anteriores e atuais, como as cartas-compromissos são construídas e podem ser úteis para a defesa da mobilidade sustentável durante as eleições municipais.

Balanço sobre a incidência da mobilidade nos planos de governo nas eleições municipais de Curitiba 2020

Mariana Auler, Cicloiguaçu; Antonio Miranda e Garrone Reck

11h duração: 1,5h

Debate sobre como a agenda da mobilidade urbana apareceu nos planos de governo das candidaturas à Prefeitura de Curitiba em 2020, abordando ainda as transformações da pauta nos últimos anos e as perspectivas para o futura da cidade.

Cicloativista ou Cicloativo? Debate sobre práticas espaciais.

Alexandre Pinheiro convida Cassinha Graf, Thiago Mattar Assad, e Guilherme Akio

14h duração: 1h

Nos anos de 2019 e 2020 Alexandre Pinheiro teve o prazer de ouvir alguns cicloativistas curitibanos e realizar um trabalho de escuta, procurando aprender com eles e entender o modo como se relacionavam com os demais atores do trânsito.

Em vários momentos da entrevista que Pinheiro realizou o ser exemplo de ciclista/estar presente se mostrou mais importante do que o próprio cicloativismo ou uma forma importante de cicloativismo.

Pedale como uma Mina: vivências de bicicleta sob a perspectiva das mulheres

Pedal das Minas São Luís – Jaana

16h duração: 1h

Historicamente as mulheres têm papel fundamental na consolidação do uso da bicicleta como meio locomoção no Brasil. Apesar disso, contagens de ciclistas realizadas em  cidades brasileiras constatam que a presença de ciclistas mulheres ainda é baixa, representando menos de 7% do total levantado.

A presença inibida do público feminino utilizando a bicicleta nas cidades brasileiras aponta a necessidade de entender quais as demandas desse público e a urgência da inclusão de políticas de gênero para promover cidades cicláveis para todos.

Então venha participar da nossa roda de conversa para nós mulheres discutirmos como ocorre a nossa relação com o espaço urbano utilizando a bicicleta; quais as principais barreiras enfrentadas ? ou quais as que nos impedem de utilizar a bicicleta? Vamos trocar experiências e buscar por alternativas que podem melhorar a qualidade do nosso deslocamento na cidade!