Desmistificando a redução das velocidades, evidenciando sua importância para salvar vidas

Data do início do evento

04/05/2022

Data do final do evento

04/05/2022

Hora do evento

14:30

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

União de Ciclistas do Brasil (UCB)

E-mail para contato

contato@uniaodeciclistas.org.br

Palavra chave 1

Acalmamento

Palavra chave 2

Outra

Palavra chave 3

projetos

Palavra chave 4

redução de velocidade

Palavra chave 5

Segurança viária

Palavra chave 6

UCB

Descrição

É com muita satisfação que oficializamos nosso convite para que vocês participem do Lançamento do Projeto Vias Seguras – Desmistificando a redução das velocidades, evidenciando sua importância para salvar vidas.

O Projeto Vias Seguras é uma iniciativa de incidência legislativa federal coordenada pela União de Ciclistas do Brasil (UCB) que tem como foco a readequação das velocidades nas vias urbanas para o melhor convívio de pedestres, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida e ciclistas.

📅 Quando: 04/05 – quarta-feira
Horário: 14h30 às 16h30
💻 Onde: https://bit.ly/viasseguras

Conheça mais nossos/as participantes:

Ana Carboni – Formada em Psicologia pela FAMATH e mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo Kings College London. É a atual Diretora Financeira da União de Ciclistas do Brasil – UCB, representa a América do Sul no Conselho Diretor da World Cycling Alliance, integra a rede Bike Anjo, e é Prefeita da Bicicleta pela BYCS, organização Internacional com sede em Amsterdã. Por meio de projetos e como voluntária promove o uso da bicicleta como modal de transporte viável, barato, saudável e sustentável.

Ruth Costa – Mulher negra, periférica, técnica em segurança do trabalho, diretora presidenta da União de Ciclistas do Brasil, voluntária da rede Bike Anjo, integrante do Coletivo Paráciclo, idealizadora do Projeto Pedala Mana e projeto Perifa na Pista que tem o objetivo de fortalecer o uso da bicicleta em territórios periféricos e de baixa renda, fotociclista e atualmente trabalha pela mobilidade sustentável.

Victor Pavarino – Sociólogo e Mestre em Transportes Urbanos. Atuou em órgão gestores de Transportes, Trânsito e Saúde, em Centros de Pesquisa e Organismos Internacionais. Atua, presentemente, na Organização Pan–Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil em temas relacionados à promoção da saúde; segurança viária e mobilidade sustentável.

Dante Rosado – Especialista em engenharia de tráfego e segurança viária, atuando nestas áreas desde 2004 em organizações públicas, privadas e do terceiro setor no Brasil. Em 2015, ingressou na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS), primeiro como coordenador executivo em Fortaleza e depois, em 2020, em Recife e Salvador. Desde 2021, é Coordenador Regional da Iniciativa de Segurança Viária da Vital Strategies e responsável pela gestão do BIGRS no Brasil.

Dênio Augusto – Promotor de Justiça desde 1999, e, atualmente, titular da Primeira Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística 1ª PROURB, e coordenador da Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo do Distrito Federal – Rede Urbanidade no MP-DFT.

Glaucia Pereira – Pesquisadora e especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana. Tem experiência em metodologias de pesquisa, análises de dados, estatística multivariada, pesquisa de origem e destino, modelagens matemáticas e indicadores de sistemas de mobilidade. É pedestre e ciclista, e luta por cidades mais humanas e sustentáveis.

Kelly Fernandes – Arquiteta e urbanista, especialista em economia urbana e gestão pública. Trabalhou ao longo da carreira no desenvolvimento de estudos, planos e projetos de mobilidade urbana sustentável. Desde 2021, faz parte do time de transporte da GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit – como assessora técnica do Programa EUROCLIMA+.

Luise Reis – Advogada e pesquisadora, coordenadora do GT GÊNERO DA UCB, bacharela em Direito pela Universidade Católica de Salvador, bacharela em Letras pela UFBA, Mestre em Linguística Aplicada (UFBA /Universidad de Deusto – Bilbao), vice presidente da comissão de direito, diversidade sexual e gênero da OAB Bahia.

Maria Claudia Kohler – Bióloga, especialista em gestão ambiental e mestre em saúde pública. Atuou nas esferas públicas federal, estadual e municipal, com política e gestão ambiental. Trabalhou em ONGs e educação. Atualmente é consultora em sócio economia, implantando projetos de comunicação e educação. Mãe da Marina e do Fábio.

Marta Obelheiro – Especialista em transporte e segurança viária, trabalha para garantir o projeto e a implementação de iniciativas de mobilidade segura e para promover a adoção de Sistemas Seguros e Visão Zero como políticas para salvar vidas no trânsito. Marta é auditora de segurança viária e atua como consultora do Banco Mundial e da Ciclocidade, entre outras organizações.

#respeitoavida #reducaodevelocidades #naofoiacidente #segurancaviaria #mobilidadeativa