Cultura da Velocidade: Como entender que o mais rápido é o menos seguro

Data do início do evento

20/05/2021

Hora do evento

19:00

Tipo do evento

Online

Instituição organizadora

UCB - União de Ciclistas do Brasil

Palavra chave 1

Campanha

Palavra chave 2

Cicloativismo

Palavra chave 3

Segurança viária

Palavra chave 4

UCB

Palavra chave 5

Velocidade

Descrição

 2° Webinar da Campanha Ruas Vivas
O tema deste debate será: Cultura da Velocidade: Como entender que o mais rápido é o menos seguro

 

>> Nossas/os convidadas/os e Mediadora são:

🔹Mediadora: Ruth Costa (UCB) – Mulher negra, mãe, Feminista, cicloativista, Técnica em Segurança do Trabalho, atual Diretora administrativa da União dos Ciclistas do Brasil, voluntária da rede bike anjo Belém, integrante do coletivo Paráciclo e uma das idealizadoras do projeto pedala mana. Atualmente trabalha pela mobilidade sustentável.
🔹Everaldo Alves (DENATRAN) – Coordenador-Geral de Educação e Saúde para o Trânsito do DENATRAN. Sou da carreira de Especialista em Regulação da ANTT. Ciclista
🔹Glaucia Pereira (MULTIPLICIDADE MOBILIDADE) – É especialista em mobilidade urbana. É bacharel em Física pela USP e mestre em Administração de Empresas com ênfase em métodos quantitativos, também pela USP. É fundadora da Multiplicidade Mobilidade Urbana. Tem experiência em metodologias de pesquisa, análises de dados, estatística multivariada, pesquisa origem e destino, modelagens matemáticas e indicadores de sistemas de mobilidade. É pedestre e ciclista, e luta por cidades mais humanas e sustentáveis.
🔹Rafael Calabria (IDEC) – Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), especializado em Planejamento e Gestão de Cidades pela Escola Politécnica da USP. É criador e conselheiro da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo, é titular do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito de São Paulo. É Coordenador do Programa de Mobilidade Urbana do Idec.
🔹Roberta Soares (JORNAL DO COMMERCIO – PE) – Jornalista de mobilidade urbana do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) e titular da Coluna Mobilidade do Jornal do Commercio, JCOnline e Portal NE10. Atua no SJCC desde 1994. Como jornalista passou pelas editorias de Política, Brasil e, por oito anos, também de Polícia, estimulando o jornalismo investigativo. Mas foi na cobertura da mobilidade urbana que se identificou como formadora de opinião. Na luta e conscientização da sociedade para criação de cidades mais humanas, pensadas e operacionalizadas para as pessoas, não apenas para os veículos motorizados. Por isso, a busca diária por conhecimento nessa área.
🔹Victor Pavarino (OPAS) – É sociólogo e Mestre em Transportes Urbanos. Atuou em órgão gestores de Transportes, Trânsito e Saúde, em Centros de Pesquisa e Organismos Internacionais. Atua, presentemente, na Organização Pan–Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil em temas relacionados e à promoção da saúde; segurança viária e mobilidade sustentável.
🔹Zenith Delabrida (ABRAPA) – Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atual presidente da Associação Brasileira de Psicologia Ambiental e Relações Pessoa-Ambiente (ABRAPA). Tem desenvolvido pesquisas sobre saúde mental e relação pessoa-ambiente; educação ambiental; transporte público, violência urbana e minorias; e valores ambientais. Desenvolve ações de divulgação científica na Universidade Federal de Sergipe e em parceria com a ABRAPA e outras instituições e associações. Faz parte da Rede de Professores Universitários pelas Ruas Completas.